Resíduos recicláveis produzidos na residência de magistrados e servidores podem ser destinados corretamente no Tribunal com o Projeto Inteiro Pelo Meio, desenvolvido pelo Espaço Nassar. A coleta seletiva é realizada todas às quartas, das 7h às 9h, no portão de serviços do complexo-sede do TRT.
O objetivo do projeto é promover a educação ambiental e fortalecer a conscientização sobre a preservação do meio ambiente e o respeito ao próximo. Para que a coleta continue acontecendo, é preciso a colaboração de magistrados e servidores por meio da contribuição mensal voluntária de R$ 20,00 a ser descontado na folha de pagamento. O valor é repassado ao Espaço Nassar para custear as despesas com a coleta.
Para contribuir com o projeto, basta autorizar o desconto em folha por meio do preenchimento do formulário de autorização, que deve ser solicitado à Divisão de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão pelo ramal 4020. Em seguida, é preciso juntar o documento por meio de pedido complementar no Proad 1.830/2020.
Coleta seletiva
São coletados itens como: papel, papelão, metal, plástico, vidro, tetra pak, meias, esponjas, material de escrita, livros, revistas, jornais, jeans, baterias, eletroeletrônicos e óleo de cozinha. Todos os produtos devem estar limpos, secos e separados por tipo para evitar problemas no armazenamento. Não são aceitos vidros quebrados, porcelanas, espelhos, objetos perfurocortantes, medicamentos, lâmpadas, pilhas, isopor e resíduos orgânicos.
Objetivos do projeto
• Estimular as pessoas a fazerem a separação dos resíduos produzidos em suas residências de modo que esse hábito venha se tornar parte integrante de suas culturas.
• Contribuir com a redução do processo de contaminação dos solos e rios causada pelo descarte inadequado de resíduos domésticos.
• Gerar renda e possibilitar condições mais dignas de trabalho àqueles que fazem da reciclagem sua fonte de sustento.
Fonte: TRT – MT