A entrega das fraldas arrecadadas na campanha promovida pelo Subcomitê de Acessibilidade marcou o encerramento da 1ª Semana de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal. Os itens foram entregues, na sexta (29), à Associação de Amigos dos Autistas, Neurodiversos e Pessoas com Doenças Raras de Mato Grosso (Amand-MT).
O evento contou com a participação do desembargador Aguimar Peixoto, que destacou a inclusão e a acessibilidade como valores institucionais do TRT-23. “Estamos comprometidos em construir um ambiente mais inclusivo, onde cada pessoa, independentemente de suas características, possa ter acesso pleno à justiça e aos valores que oferecemos”.
O magistrado também agradeceu a solidariedade de todos que contribuíram para o sucesso da campanha. “Este gesto é um testemunho eloquente de nossa capacidade de agir em prol do bem-estar e da dignidade de todos os cidadãos”.
Para a presidente da Amand-MT, Helena Glaziela Amaral, a campanha de arrecadação de fraldas realizada pelo TRT-23 mostra que as pessoas com deficiência existem. “Não é sobre fraldas, isso é só a cereja do bolo. Esse movimento que o TRT faz é fantástico. Somos parte da sociedade e as pessoas precisam entender e conhecer melhor esse universo e saber que as pessoas com deficiência são capazes de fazer qualquer coisa. Podem trabalhar, produzir e ser cidadãos como qualquer outro”, afirmou.
A Amand-MT atende cerca de 500 famílias em situação de vulnerabilidade social, além de apoiar entidades filantrópicas, como explicou a presidente da instituição. “Inicialmente, nosso trabalho era acolher as famílias e buscar políticas públicas. Na pandemia nos deparamos com as dificuldades intensas de famílias – de ordem alimentar, de fraldas e medicamentos – e ingressamos nesse trabalho social. Também somos unidos a outras instituições erepassamos cestas básicas e itens doados para darmos esse apoio”, pontuou Helena Glaziela.
Semana de Acessibilidade
Coordenada pelo Subcomitê de Acessibilidade do Tribunal, com o apoio da Assessoria de Acessibilidade, Inclusão e Sustentabilidade, o evento foi promovido na semana em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro.
Com atividades artísticas e culturais, a Semana de Acessibilidade foi realizada para sensibilizar sobre a importância do respeito às diferenças. “Agradeço todas as pessoas e instituições que participaram dessa ação. Sem vocês não conseguiríamos promover esse evento que ajuda na inclusão social das pessoas com deficiência”, ressaltou a juíza Márcia Martins (6ª Vara de Cuiabá), coordenadora do Subcomitê.
Participaram da ação a Escola Estadual Raio de Sol – Educação Especial, Associação Síndrome de Down de Mato Grosso, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cuiabá (Apae), Associação Mato-grossense de Deficientes e Instituto de Cegos de MatoGrosso (Icemat).
A presidente da Rede Adventista de Apoio às Famílias Autistas, Irene Moraes, também esteve presente no evento de entrega das fraldas. A entidade sempre participa das ações realizadas pelo Tribunal em benefício das pessoas com deficiência.
Fonte: TRT – MT