O Sabadão Eleitoral, ação realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) para atender a população fora do horário de expediente, atendeu cerca de 5.400 pessoas em todo estado. Só na Casa da Democracia, em Cuiabá, foram disponibilizados 16 guichês ao longo de todo o dia, sem intervalo para o almoço.
A iniciativa fez parte do esforço conjunto que visa à regularização da situação eleitoral e cadastramento de novos eleitores e eleitoras nesta reta final de fechamento do cadastro eleitoral. Isso porque o prazo para que essas solicitações sejam feitas e que as pessoas fiquem aptas ao voto nas Eleições Municipais de 2024 termina nesta quarta-feira (08.05).
A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, convocou aqueles e aquelas que ainda precisem dos serviços eleitorais para que compareçam aos Cartórios Eleitorais, Centrais de Atendimento e Postos Eleitorais. “Nós ampliamos o horário de atendimento para deixar o Tribunal mais próximo ao cidadão e a cidadã, também realizamos diversos mutirões, foram mais de 120 em todo o estado, incluindo zonas rurais, aldeias indígenas e comunidades quilombolas. Trabalhamos muito para garantir o direito do voto à população, em todos os cantos de nosso gigantesco Mato Grosso, e agora precisamos que a sociedade também faça a sua parte”.
Atualmente, Mato Grosso possui pouco mais de 2.5 milhões de pessoas aptas ao voto. Deste total, 85,34%, ou seja, 2,1 milhões já cadastraram a biometria. De acordo com a presidente, este índica reflete todo o esforço de magistrados, magistradas, servidores, servidoras, colaboradores e colaboradoras da Justiça Eleitoral. “Em abril de 2023 tínhamos cerca de 2,4 milhões de eleitores e eleitoras cadastrados, com 76% biometrizados. Hoje já são mais de 85% com cadastro biométrico, colocando Mato Grosso como merecedor de destaque por parte da Corregedoria-Geral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)”, acrescentou a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
O destaque foi feito pelo corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Raul Araújo, durante reunião com todos os corregedores eleitorais do país, realizada no mês de março desse ano, na qual ele apresentou Mato Grosso como o estado que mais avançou no cadastro biométrico do eleitorado no primeiro bimestre de 2024. Na ocasião, o ministro elogiou o desempenho do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso como um exemplo a ser seguido para ampliar a segurança do processo de identificação dos eleitores, assim como uma forma de garantir o próprio exercício do voto.
“É um esforço de toda a Justiça Eleitoral que tem dado resultado. Somente no primeiro bimestre, ou seja, antes do carnaval, que historicamente tem uma baixa procura de serviços públicos, conseguimos cadastrar mais de 50 mil eleitores biometricamente. Isso representa novos 2,27% do nosso eleitorado cadastrado”, destacou a vice-presidente do Tribunal e corregedora regional eleitoral de Mato Grosso, desembargadora Serly Marcondes Alves.
Ação externa
De forma inovadora, a Justiça Eleitoral também realizou uma ação para atender os indígenas de localidades mais remotas pertencentes à 31ª Zona Eleitoral de Canarana, também no último sábado (04.05). Por meio do Acordo de Cooperação Técnica nº 4/2024, foram disponibilizados dois ônibus para transportar a população indígena da etnia xavante do Distrito da Matinha para a sede do Cartório de Canarana. A iniciativa teve um alcance significativo, com o atendimento de 53 indígenas em menos de cinco horas.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: Foto em que aparecem as pessoas sentadas em cadeiras enquanto aguardam atendimento, na Casa da Democracia. Dentro da matéria, tem foto de eleitores e eleitoras indígenas na frente do Cartório Eleitoral de Canarana junto com o chefe de cartório. Ao final da matéria tem mais fotos do atendimento.
Fonte: TRE – MT