A importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais foi o tema de palestras realizadas em Nova Mutum e Tangará da Serra pelos juízes do trabalho Ediandro Martins e Claudirene Ribeiro. Os eventos fazem parte da campanha Abril Verde, realizada pela Justiça do Trabalho em todo país.
Em Nova Mutum, o evento foi realizado em 25 de abril na Associação Comercial e Empresarial da cidade (Acenm/CDL). Na ocasião, o juiz auxiliar da presidência e gestor regional do Programa Trabalho Seguro, Ediandro Martins, falou sobre a importância das normas regulamentadoras para a segurança no ambiente de trabalho.
Entre outros temas, o magistrado apresentou uma análise da segurança do trabalho nos principais setores econômicos de Nova Mutum, falou sobre a importância do programa Trabalho Seguro e os deveres de empregadores e empregados na prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Mostrou ainda casos recentes de acidentes que poderiam ter sido evitados com medidas de prevenção.
Em Tangará da Serra a palestra foi realizada em 26 de abril no Auditório da Subseção da OAB pela juíza da Vara do Trabalho da cidade, Claudirene Ribeiro. Ela conversou com advogados e estudantes de direito sobre responsabilidade civil por dano ambiental.
Abril Verde
O Abril Verde destaca duas datas importantes: o Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado em 28 de abril. Ambas enfatizam a necessidade de atenção à saúde e à segurança dos trabalhadores e das trabalhadoras para evitar acidentes e doenças causadas em decorrência do trabalho.
Trabalho Seguro
O Programa Trabalho Seguro, em colaboração com diversas instituições públicas e privadas, é uma iniciativa conjunta do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O foco está na formulação e na implementação de projetos e ações em todo o País, visando à prevenção de acidentes no ambiente laboral e fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.
(Comunicação Social)
Fonte: TRT – MT