Home Cuiabá Diego defende implantação de política estadual de irrigação


Diego defende implantação de política estadual de irrigação

| Por Assessoria

O deputado Diego Guimarães (Republicanos) defendeu a implementação de uma política estadual de irrigação em Mato Grosso. O parlamentar participou da sessão desta quarta-feira (24.04), diretamente de Nebraska, nos Estados Unidos, onde participa de uma série de compromissos ao lado de representantes de diversas entidades para conhecer as ações que fizeram do estado norte-americano referência mundial em irrigação. Guimarães ressaltou que atualmente há entraves burocráticos e de infraestrutura que impossibilitam que a irrigação seja expandida em Mato Grosso.

A questão burocrática, conforme o deputado, passa pela dificuldade para a obtenção junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) da outorga para o acesso à água. “Nosso sistema ainda é, hoje, muito burocratizado, lento”. Quando consegue as licenças necessárias, pontuou Guimarães, os produtores esbarram em questões relacionadas à infraestrutura. “Eles não conseguem efetivar a questão da irrigação por conta da deficiência energética”.

Guimarães pontuou que a irrigação, mais do que garantir uma segunda ou terceira safras, traz ao produtor a segurança de uma safra bem-feita. “Mato Grosso tem atualmente cerca de 200 mil hectares em áreas com irrigação e isso pode ser multiplicado em 20 vezes, temos este potencial. Não podemos ficar à mercê da chuva. Precisamos ter uma política estadual de irrigação para levar aos nossos produtores condições de produzir com a confiança de que ele terá água”.

Nesta semana, o deputado convidou dirigentes das duas maiores empresas de sistemas de irrigação de Nebraska para se instalarem na Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Cáceres. As empresas contariam com os benefícios tributários para, inclusive, exportar os kits para outros países. Os diretores destas empresas sinalizaram positivamente ao convite e, nos próximos meses, viajarão a Mato Grosso para conhecer a realidade do estado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here