O Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon Sul MT) realizou nesta quinta-feira (18), palestra gratuita que trouxe a discussão os temas das Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBRs): “Inspeção, Edificações, Garantias, Prazos Recomendados e Diretrizes”, e foi apresentada pelo engenheiro civil e especialista em patologias das edificações, Palmiro Soares de Lima Filho.
O palestrante destacou dentre as inúmeras NBRs, a norma 17170 que regula as condições e prazos de garantias tecnicamente recomendados que devem ser seguidas por construtoras e todos os outros atores dos serviços de construção. “Falamos especificamente hoje aos presentes da NBR 17170, que onde o construtor ou incorporador seguindo as diretrizes desta norma, ele vai conseguir entregar um de qualidade para o consumidor, e evitar e diminuir ou até mesmo acabar com as divergências que existem entre o construtor e clientes”, explicou.
Na segunda parte de sua apresentação, Palmiro Soares, falou sobre a importância da realização por parte do construtor no processo final do empreendimento da inspeção predial contida na relativamente nova NBR 16747 de maio de 2020. “Destacamos que a inspeção predial, que atualmente já existe Lei Estadual e também algumas Municipais que obrigam a sua realização e é importante para o construtor ou incorporador para que ele tenha subsídios que assegurem as garantias de sua obra em um futuro questionamento do cliente”, destacou.
Na avaliação do presidente do presidente do Sinduscon Sul MT, Flavio Garcia, o conteúdo abordado pelo especialista e engenheiro civil, Palmiro Soares, contemplou plenamente as expectativas dos associados, construtores e acadêmicos presentes no evento. “A palestra foi rica em trazer no trazer conhecimento em especial para a gestão e principalmente para o controle de qualidade, com uma atenção importante de se estar buscando as melhores práticas que no final faz com que entregamos um melhor atendimento ao cliente em todas as etapas de obras, mas como também em uma maior transparência nas entregas e que o cliente possa saber tudo que é necessário saber na hora de receber o seu imóvel”, concluiu.
Ao final da palestra, os participantes puderam tirar mais dúvidas e realizar questionamentos sobre o assunto abordado pelo especialista em patologias das edificações.