Quem passou próximo ao complexo-sede do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT) na manhã desta quinta-feira (11) pôde aferir a pressão arterial e a glicemia. A iniciativa, realizada em parceria com a Unimed, teve o objetivo de divulgar a campanha Abril Verde, que promove a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
O gestor regional do Programa Trabalho Seguro em Mato Grosso, juiz do trabalho Ediandro Martins, esclareceu que a campanha tem como foco a implementação de projetos que visem garantir a saúde do trabalhador. “A campanha é realizada em alusão ao Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril, e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, celebrados em 28 deste mês”, explicou.
Nicolas, que estava passando nas proximidades do Tribunal, aproveitou a oportunidade para verificar se estava tudo bem com sua pressão e glicemia. Ele disse que ficou feliz em poder verificar como estava sua saúde. “Acho muito importante oportunidades como essas que demonstram não só a importância do Tribunal como órgão de justiça mas também como promotor de ações que impactam diretamente na qualidade de vida do trabalhador”.
Trabalho Seguro
A atividade realizada pelo TRT/MT nesta quinta-feira é uma ação do Programa Trabalho Seguro. O Programa, em colaboração com diversas instituições públicas e privadas, é uma iniciativa conjunta do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O foco está na formulação e na implementação de projetos e ações em todo o País, visando à prevenção de acidentes no ambiente laboral e fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.
No biênio 2023/2024, o Programa Trabalho Seguro concentra as ações em torno do tema “Democracia e Diálogo Social como ferramentas essenciais para a criação de um ambiente de trabalho saudável e seguro”. Para este ano, o destaque é o subtema “Democracia é inclusão: o aspecto social da sustentabilidade”, explorando questões cruciais como o trabalho informal e rural.
(Comunicação Social)
Fonte: TRT – MT