Comemora-se neste 16 de março o Dia Nacional do Ouvidor. Os magistrados e servidores da unidade no Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso são importantes pontes de diálogo e acolhimento de demandas e sugestões da sociedade junto à Justiça do Trabalho. Essa importância pode ser vista em números. Em 2023, foram 778 manifestações, das quais 756 foram solucionadas.
Criada em 2003, a Ouvidoria do Tribunal está localizada no térreo do prédio das varas, em Cuiabá. É coordenada pela desembargadora Beatriz Theodoro, que também exerce a função de ouvidora da mulher. A equipe é composta pelos servidores Kleber Faria, Marleide Portela e Selma Braga e conta ainda com as juízas Eleonora Lacerda, como vice-ouvidora, e Tatiana Pitombo, como vice-ouvidora da mulher.
Ouvidoria da Mulher
Nos últimos dois anos a Ouvidoria do Tribunal se expandiu para fornecer um espaço de escuta destinado exclusivamente a mulheres. A Ouvidoria da Mulher é voltada para o atendimento dos públicos interno e externo com a proposta de ser um local para receber denúncias, pedidos de orientação e até registros de casos de violência.
A ouvidora e ouvidora da mulher, desembargadora Beatriz Theodoro, enfatiza que a unidade é um local onde as vítimas podem ser ouvidas, acolhidas e orientadas a encontrar um caminho seguro. “A violência atinge mulheres de todas as idades e classes sociais. Não importa a cor, a idade ou profissão. Atendemos de forma confidencial, pensando sempre no seu bem-estar. A Ouvidoria da Mulher atua de forma conjunta com o setor psicossocial do TRT e com a Delegacia da Mulher para dar o melhor suporte às vítimas de violência”.
O novo espaço funciona em parceria com a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, que possibilita que mulheres vítimas de violência saiam da Ouvidoria com o número do protocolo gerado pela polícia civil, facilitando o andamento do processo contra o agressor. Desse modo, as vítimas não precisam relatar novamente à polícia o que aconteceu, mas comparecendo à delegacia para dar continuidade na solicitação, inclusive com a adesão da medida protetiva.
Canais de atendimento
- Formulário Eletrônico – Basta preencher o formulário e enviar
- E-mail: ouvidoria@trt23.jus.br(link sends e-mail)
- Telefones: (65) 3648-4325 / (65) 3648-4030 e 0800 3648 400;
- Carta – Endereço – Rua Engenheiro Edgard Prado Arze, n. 191, Centro Político e Administrativo, Cuiabá/MT, CEP: 78049-935
- Atendimento presencial: Sala da Ouvidoria, localizada no andar térreo do Prédio das Varas do Trabalho da Capital, de segunda-feira à sexta-feira, exceto aos feriados, no horário das 7h30 às 14h30.
- Balcão virtual – Pela plataforma Google Meet: https://meet.google.com/mrr-psvz-dco.
- Carta – Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3355 Centro Político e Administrativo | Cuiabá/MT – CEP: 78049-935
Fale com o ouvidor
A Ouvidoria disponibiliza ainda o Serviço Fale com o Ouvidor, ofertado sempre na última sexta-feira do mês, quando a desembargadora-ouvidora, pessoalmente, atende o usuário que deseja apresentar a sua manifestação. O agendamento deve ser feito pelos telefones: (65) 3648-4325 / (65) 3648-4030/ 0800 3648 400 ou e-mail: ouvidoria@trt23.jus.
(Karine Arruda)
Fonte: TRT – MT