Home Editorias Mato Grosso Mutirão eleitoral atende 67 pessoas do distrito Terra Roxa, em Juína


Mutirão eleitoral atende 67 pessoas do distrito Terra Roxa, em Juína

| Por

Serviços de alistamento (1º título), transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados, cadastro da biometria, regularização de título cancelado, entre outros, foram oferecidos durante o mutirão realizado pela 35ª Zona Eleitoral no distrito de Terra Roxa, em Juína. A iniciativa ocorreu nesta quinta-feira (29.02), na Escola Rural Municipal Alvarez de Azevedo.

Na ocasião, foram atendidos 67 eleitores e eleitoras que residem no distrito, localizado a 70km da cidade de Juína. O mutirão foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, com o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços eleitorais e incentivar a regularização da situação eleitoral antes do fechamento do cadastro, que ocorrerá após 08 de maio de 2024.

A iniciativa também visou ampliar o percentual do cadastramento biométrico do eleitorado no município. Em Mato Grosso, a coleta biométrica já é realidade nos 141 municípios. Atualmente, cerca de dois milhões de pessoas estão biometricamente cadastradas, representando 82,37% do total. No entanto, ainda há 439.746 mil eleitores/eleitoras que não realizaram a coleta biométrica.

No caso do município de Juína, do total de 33.974 eleitores e eleitoras, 60,31% (ou 20.490) já cadastraram a biometria. Ou seja, ainda faltam 13.484 pessoas para coletarem a digital.

Para alcançar a meta de 100% de biometria, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) intensificou esforços, nos últimos meses, para divulgar a importância da biometria à sociedade. Seguindo à orientação da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), foram feitas publicações no site do TRE-MT, redes sociais oficiais e parcerias com sites e emissoras de rádio e televisão. “Mesmo assim, este tem sido um desafio significativo e a realização de mutirões é uma forma de ampliar o alcance e facilitar o acesso da população, principalmente para aqueles que moram longe dos postos de atendimento disponíveis no estado”, ressaltou o chefe de cartório da 35ª Zona Eleitoral, Waldomiro Júnior Ormond dos Santos.

Jornalista: Nara Assis

#PraTodosVerem: Foto que mostra uma atendente da Justiça Eleitoral, dentro da sala de aula de uma escola, sentada em uma cadeira e de frente para uma mesa com computador e câmera fotográfica. Atrás dela, tem uma janela com cortinas azuis. À frente dela, está uma eleitora, sentada, no momento da captura da imagem para atualização no cadastro eleitoral. No canto esquerdo, está um homem sentado, com boné, que estende as mãos para uma criança indo em sua direção.

Fonte: TRE – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here