Os principais fatos e personagens da Justiça do Trabalho em Mato Grosso das últimas três décadas estão retratados no livro comemorativo dos 30 anos da instituição. A obra destaca o pioneirismo em diversas áreas, em especial, tecnologia, gestão estratégica, sustentabilidade e enfrentamento à pandemia.
Confira o livro dos 30 anos do TRT/MT aqui
Instalado no centro do país em 21 de dezembro de 1992, em Cuiabá, o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso acompanhou as mudanças e o avanço social para garantir acesso à justiça e pacificação dos conflitos trabalhistas. Nestes 30 anos, o TRT de Mato Grosso interiorizou a Justiça do Trabalho, que saltou de duas unidades em Cuiabá e três no interior para as atuais 38 varas do trabalho, das quais nove na Capital e as demais em outros municípios do estado.
Da Junta de Conciliação e Julgamento em um casarão da Rua Barão de Melgaço ao prédio moderno, acessível e sustentável do Centro Político e Administrativo, em Cuiabá, o livro traz ainda o contexto histórico da instalação do Tribunal e um resgate das 15 administrações que já estiveram à frente da instituição.
Destaque no investimento contínuo em tecnologia como forma de aprimorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, o TRT mato-grossense foi pioneiro na instalação do PJe. Essas e outras conquistas são detalhadas na obra que trata ainda sobre as videoconferências realizadas na instituição desde bem antes da crise sanitária da covid-19.
Pandemia e ações afirmativas
A chegada do novo coronavírus ao Brasil e a Mato Grosso e sua rápida disseminação trouxeram um cenário para o qual ninguém estava preparado. A obra mostra que, apesar dos problemas enfrentados, o judiciário trabalhista em Mato Grosso tomou uma série de medidas rápidas e eficientes para garantir a continuidade dos serviços prestados, tanto na área administrativa quanto judicial.
O livro mostra ainda as ações voltadas à saúde mental e a preparação na estrutura interna, como definição de protocolos de segurança, colocação de sinalizações e barreiras, além das medidas de higiene adotadas para possibilitar o retorno das audiências presenciais, interrompidas como medida de precaução.
A obra foi produzida pela Coordenadoria de Comunicação Social do TRT/MT e lançada em sessão solene do Tribunal Pleno em dezembro do ano passado.
(Sinara Alvares)
Fonte: TRT – MT