A secretária municipal de Meio Ambiente, Kamila Carvalho Dourado, representando o município e a Semma, participou nesta quarta-feira (13) de uma reunião estratégica no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília (DF), para debater a necessidade da realização de ajustes na parte técnica e na articulação de recursos destinados às unidades de conservação no perímetro urbano.
O encontro contou com a participação do Diretor de Meio Ambiente Urbano, Maurício Guerra, e de toda equipe da SNPCT (Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais).
Conforme Kamila, a pauta central do encontro debateu o planejamento estratégico desenvolvido na reunião, que visa moldar as ações programadas para o próximo ano.
A secretária pondera que “essas unidades de conservação desempenham um papel crucial ao preservar os mais significativos remanescentes florestais da cidade. Além de resguardar a biodiversidade, essas áreas contribuem diretamente para a manutenção de serviços ambientais essenciais, tais como a produção de água, a regulação climática e a oferta de espaços de lazer para a população local, já que as medidas sugeridas buscam combater as ilhas de calor e contribuir para um ambiente urbano mais sustentável e resiliente”.
Conforme Kamila Carvalho a reunião no Ministério do Meio Ambiente foi bastante produtiva e marca um passo significativo na condução de ações que assegurem a preservação ambiental em Rondonópolis.
A secretária reafirma seu compromisso com a comunidade, buscando garantir um futuro ambientalmente saudável e sustentável para todos.