Os recursos para a implantação e pavimentação da MT-030, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, estão garantidos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (29.11), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), os deputados estaduais derrubaram o veto do governador Mauro Mendes à emenda de autoria do deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD) que prevê a programação de despesas para a obra.
Nininho explica que, mesmo com o veto, o Governo do Estado havia sinalizado favoravelmente à derrubada do veto. “É uma obra de grande importância para toda a Baixada Cuiabana e região. Vai contribuir muito para a geração de empregos e renda e ajudará a salvar muitas vidas”, justifica o deputado.
A emenda de Nininho prevê a destinação de R$ 100 milhões para a implantação e pavimentação da MT-030. O trecho a ser construído terá cerca de 30 quilômetros de extensão, com início na Ponte de Ferro, em Cuiabá, e término na região da subestação da Energisa, na MT-251, em Chapada dos Guimarães.
A rodovia terá pista dupla, com 12 metros de largura, e contará com um acostamento de três metros de cada lado, incluindo ciclovia. A obra também prevê a construção de pontes, viadutos e passarelas. A distância entre as duas cidades será reduzida em aproximadamente 30 quilômetros.
IMPACTO SOCIOECONOMICO
A iniciativa de Nininho pretende assegurar mais segurança para condutores e reduzir pela metade a distância entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães. “A rota alternativa beneficiará todo o Estado e será uma via mais segura. Além de desafogar o tráfego de veículos na MT-251 e reduzir o número de acidentes e mortes”, destaca o parlamentar.
Para o deputado, a infraestrutura também facilitará o escoamento da produção da região e fomentará o turismo local. Além disso, segundo Nininho, a MT-030 interligará Cuiabá aos municípios do Vale do São Lourenço e das regiões Sul e Sudeste de Mato Grosso, proporcionando um novo eixo de desenvolvimento econômico e social para a região.
“A MT-030 terá um impacto socioeconômico positivo na região. A rodovia facilitará o escoamento da produção agrícola e industrial, o que pode gerar emprego e renda para a população local. Além disso, a rodovia também estimulará o turismo na região, o que pode gerar oportunidades de emprego e renda para o setor de serviços”, enaltece Nininho.
A MT-030 também reduzirá o tráfego na MT-251, a rodovia estadual que é a única via de ligação entre Cuiabá e Chapada. Atualmente, ela é bastante congestionada, principalmente nos finais de semana e feriados.
Após a aprovação da LDO de 2024, o Governo do Estado deverá providenciar o projeto da obra e iniciar o processo de licitação para a contratação da empresa que irá realizar o estudo de viabilidade técnica e o projeto de engenharia da MT-030.
A proposta de Nininho inclui a transferência de recursos da ALMT ao governo estadual para a realização do estudo de viabilidade técnica e do projeto de engenharia da obra.