Aconteceu neste fim de semana, no auditório da Prefeitura de Rondonópolis, o Seminário Integrado com os novos alunos do polo de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que a partir de agora se instala na cidade. O encontro marcou o início das aulas do curso bacharelado em Ciência e Tecnologia oferecido no formato de ensino a distância (EAD).
Essa é a primeira vez que o município realiza um convênio desta natureza com a UFMT – campus Várzea Grande. Por meio dele está sendo oferecido o curso bacharelado em Ciência e Tecnologia de forma gratuita. “Essa oportunidade é muito engrandecedora para nossa cidade com um novo curso de graduação e também a instalação do polo da UFMT em Rondonópolis”, ressaltou a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Neiva de Col.
Neste primeiro encontro com os alunos, estiveram presentes os professores Roberto Paulo e Felipe Milhomem que deram orientações sobre como inscrever os projetos de inovação que serão desenvolvidos durante o curso. As aulas presenciais vão acontecem uma vez por mês no espaço adequado na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do município, mesmo local onde está instalado o campus da Unemat.
“Queremos fazer de Rondonópolis um polo educacional. Temos a UFR, a Unemat, o IFMT e ainda as instituições do sistema S que oferecem diversos cursos”, destacou o prefeito José Carlos do Pátio. O chefe do executivo afirmou que a cidade tem muita perspectiva de futuro e esse curso vai proporcionar o crescimento do setor de tecnologia.
Por meio do convênio o município oferece a estrutura para a realização dos encontros presenciais e também todo o suporte para os professores nos dias em que estiverem na cidade, como hospedagem e alimentação, além do transporte de Várzea Grande para Rondonópolis.