Em mais uma etapa da visita à China foi cumprida nesta quarta-feira (08), a Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (APROFIR), juntamente com os demais integrantes da comitiva mato-grossense chefiada pelo governador Mauro Mendes, se reuniu com autoridades locais, na prefeitura de Haikou, na província de Hainan, que é conhecida por seu porto livre de comércio e por ser o único deste regime na China.
Com a articulação do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o grupo pode estreitar relações comerciais e conhecendo as oportunidades de uma província que se destaca por manter políticas de livre comércio com uma vasta lista de vantagens, a citar o zero imposto de importação e incentivos fiscais para produtos manufaturados na região, com atrativos fiscais na busca de empreendimentos a ser instalarem na região, além de apresentar uma excelente localização estratégica.
O diretor-executivo da APROFIR, Afrânio Migliari, destaca que o governo central chinês vem investindo fortemente na região de Hainan, principalmente em seu parque tecnológico e com o objetivo de colocar em pleno funcionamento o porto de livre comércio de Hainan até 2025. “Diferente de Macau, o governo quer transformar aqui em uma zona de livre comércio portuária, com a instalação de centros de pesquisas, startups, investimentos nas áreas de processamento de alimentos, e aí entra a nossa soja, milho, feijão, gergelim e demais culturas que Mato Grosso tem, além da carne que ficaram muito interessados. E por isso, eles estão buscando trazer para cá investidores de todos os portes e que se consolidem nesta futura grande área portuária de uma zona franca aqui em Hainan”, completou.
Migliari observa ainda, que além dos investimentos em estrutura, a área de livre comércio conta também com benefícios fiscais para empresas manufaturarem seus produtos na ilha de Hainan, e colocarem no mercado chinês de quase 1,5 bi de consumidores de forma competitiva.
Nesta quinta-feira (09), a comitiva visita algumas áreas portuárias disponíveis para investimentos e também já com armazéns e estruturas prontas já para instalação imediata de operações comerciais, inclusive com multinacionais já instaladas no local.