O martelo está batido: Rondonópolis contará com a instalação da Unidade Técnica Regional da Agricultura (UTRA), pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), vinculada a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Mato Grosso (SFA/MT).
A instalação desta unidade no município, que é uma das estrelas do agronegócio brasileiro, visa colocar o Mapa mais próximo dos produtores rurais da região, dando celeridade e eficiência para os processos.
A parceria firmada entre o município e o Mapa para instalação em Rondonópolis da UTRA que ofertará os serviços do Ministério, foi acertada durante reunião, na manhã desta sexta-feira (3), no Palácio da Cidadania, entre o prefeito José Carlos do Pátio, o vice-prefeito Aylon Arruda e o Superintendente federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Mato Grosso (SFA/MT), Maurício Munhoz.
Articulada pelo vice-prefeito Aylon junto ao Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a reunião na manhã desta sexta-feira com o Maurício Munhoz serviu para fechar os detalhes da parceria para oficializar a instalação da UTRA em Rondonópolis, que contará com a Embrapa Agrossilvipastoril.
“Fechamos a parceria e estamos estruturando para que até no início do próximo ano já possamos contar com a instalação desta agência da UTRA do Ministério da Agricultura em nosso município”, disse Pátio, ressaltando o trabalho feito pelo seu vice Aylon para viabilizar junto ao Ministro Fávaro a vinda da UTRA para o município.
“Agradecemo o Ministro Carlos Fávaro e ao prefeito Zé Carlos, por prontamente entrar nesta parceria, para que o município possa contar com esta estrutura do Mapa. Quem vai ganhar com isso é a nossa cidade, que é um grande polo do agronegócio, sendo o município do Estado que mais importa e mais exporta. Então, faz muito sentido o Mapa vir para cá e eu acredito que contribuirá muito, sendo um divisor de água”, avaliou Aylon.
A UTRA do Mapa em Rondonópolis deve ser instalada no prédio onde funciona a unidade avançada do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no município, que também foi viabilizada por meio de parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal.
Pela parceria firmada, o município deve ceder dois servidores para auxiliar no funcionamento da UTRA do Mapa em Rondonópolis. Segundo Munhoz, o presidente Luís Inácio Lula da Silva autorizou e o Mapa está realizando um concurso público para a contratação de novos servidores, sendo alguns deverão ser designados para a unidade de Rondonópolis.
“Com a oficialização pelo prefeito Zé Carlos do Pátio desta parceria, estamos confirmando a instalação no município desta unidade em Rondonópolis. O Mapa está realizando concurso público e o Ministro Fávaro já reservou a vinda para cá de alguns profissionais”, revelou Munhoz.
Segundo ele, a instalação desta unidade faz parte do propósito de ampliar a atuação do Mapa de forma descentralizada para aproximar o serviço técnico dos produtores rurais.
“Isto (instalação da Utra) facilitará a cadeia do agronegócio como um todo, ao pequeno produtor, a indústria de bebida, a indústria de ração, aos frigoríficos…A gente vai fazer a certificação aqui. Em vez de mandar para Cuiabá. A gente está descentralizando e isto vai contribuir para o desenvolvimento regional”, disse.