Mais de 30 mil estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Estadual de Mato Grosso se inscreveram para o Enem 2023. A prova é uma das principais portas de entrada para quem que deseja ingressar no ensino superior no Brasil.
“O objetivo dos aulões é reforçar a preparação dos estudantes para as provas que ocorrerão nos dias 05 e 12 de novembro, em todos os municípios do Estado. A expectativa é que os estudantes se sintam mais preparados e confiantes para realizar as provas”, explica o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
Para isso, serão abordados temas relacionados às disciplinas de Língua Portuguesa, Redação, Geografia, História, Física, Química, Matemática e Biologia, com aulas ministradas por professores selecionados pelo Governo do Estado.
As aulas serão interativas e as dúvidas nos comentários serão respondidas pelos professores.
Programação
A programação dos aulões do Governo de MT segue o cronograma de aplicação das provas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
No dia 1º de novembro, serão reforçados conteúdos de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no dia 10 de novembro, as disciplinas serão Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias. Cada aula das disciplinas terá duração de 40 minutos.
No time de professores estão: Edson Carmo, mestre em Geografia; Rute Almeida e Silva, doutora em Estudos de Linguagem; Juliana Façanha, de Redação; Sônia Vasconcelos, mestre em Biologia; João Travassos, mestre em História; Agnaldo Zulli, de Matemática; Mayra Monteiro, de Química; José Pereira, mestre em Física.
O Enem é composto por 45 questões de quatro áreas do conhecimento, além da redação, que representa 20% da nota. As provas serão realizadas nos dias 05 e 12 de novembro, com abertura dos portões às 12h (horário de Brasília) e início das provas às 13h30. O término das provas será às 19h no dia 05 e às 18h30 no dia 12. O candidato só poderá sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos de prova.
Fonte: Governo MT – MT