O chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Fabio Garcia (União), afirmou que a desastrosa gestão municipal dos últimos anos fez com que Cuiabá perdesse seu protagonismo em relação às cidades mato-grossenses. Para ele, é possível reverter a situação se houver uma administração da cidade, mas o cenário atual impede a criação de bons empregos e oportunidades em todas as áreas.
“A gente vê que Mato Grosso hoje é muito forte, cresce muito e gera muitas oportunidades. Por outro lado, Cuiabá perde seu protagonismo a cada dia. Isso porque temos hoje as cidades do interior crescendo muito, gerando empregos, oferecendo qualidade de vida e, em Cuiabá, temos perdido isso”, afirmou Garcia.
Para Garcia, ao contrário do que ocorre hoje, Cuiabá deveria ser uma cidade preparada para poder ser a sede das grandes empresas de Mato Grosso, um celeiro de formação de mão-de-obra qualificada, com um setor de serviços forte e ser a porta de entrada para o setor de turismo de Mato Grosso.
“Necessariamente, o turista tem que passar em Cuiabá e ficar alguns dias. Mas, uma cidade, para receber bem aqueles que vêm de fora, precisa ser boa para os seus. Se uma empresa vier para Cuiabá, uma multinacional por exemplo, tenho a certeza de que os donos e executivos vão perguntar antes como é a cidade, se ela funciona, como são o trânsito, saúde, infraestrutura, transporte público, educação. Hoje, o município está mal em todos estes indicadores”, salientou o chefe da Casa Civil.
No entanto, Fabio pontua que possui absoluta convicção de que Cuiabá pode retomar este protagonismo, sem perder a sua essência e sua identidade. “A gente precisa trabalhar para que Cuiabá seja na verdade uma cidade de oportunidades. Como neto do primeiro prefeito dessa cidade, filho de cuiabano, tenho a convicção e a esperança de que, se bem administrada, Cuiabá pode sim voltar a ser a protagonista e representar a força de Mato Grosso”.