O prefeito de Primavera do Leste Leonardo Bortolin (MDB), é um exemplo de político arrojado, habilidoso e sua história mostra que ele não tem medo de novos desafios.
Quando assumiu a prefeitura de sua cidade, em um momento muito turbulento na política local. Ocasião que o então prefeito de Primavera do leste, Getúlio Viana (PSB), deixou o cargo em setembro de 2017 após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), manter o indeferimento do registro de sua candidatura numa eleição que mesmo com uma condenação em segunda instância, que caracteriza a inegibilidade na conhecida lei da ficha suja, que disputou com mandado de segurança.
Bortolin por sua vez, só assumiu o posto mais importante da cidade por ser o presidente da Câmara Municipal naquela ocasião. Pela juventude e não tendo uma pai influente e nem uma familia abastada, muitas dúvidas surgiram acerca da capacidade desse jovem que já havia de destacado com assessor parlamentar e chefe de gabinete tanto na Câmara Municipal, quanto na Assembleia Legislativa. O desafio era montar um secretariado tão competente quanto do prefeito cassado Getúlio Viana, que governou por dois outros mandatos e de o antecessor Érico Piana(União Brasil), que governou o município por outros quatro mandatos.
Léo sabia que não podia errar naquele momento, já na primeira semana de mandato “tampão”, iniciou uma grande mudança de modelo de gestão que deu a ele o mote (acelera Léo) na eleição complementar em que venceu a também vereadora Carmen Betti (PSC), que tinha o apoio dos Vianas nas eleições, com 69.25% dos votos válidos foi eleito para o primeiro mandato de prefeito conquistado nas urnas. A partir dessa eleição, a história iria testemunhar uma acessão meteórica, o jovem e brilhante prefeito caiu nas graças da população de todas as idades e classes sociais do município.
Quando foi à reeleição, Leonardo Bortolin foi aprovado com incríveis 89% dos votos. Uma vitória maiuscula, que possibilitou o seu segundo mandato fosse marcado por uma verdadeira corrida entre empresas que queriam participar desse crescimento e se estabelecer no município. Novas indústrias se instalaram e outras viriam depois, empresas dos mais diversos seguimentos e portes foram chegando, a prestação de serviço cresceu como nunca e Primavera se transformou no “novo Eldorado”. Por consequência dessa estabilidade política, jurídica e de muita dedicação da sua equipe de secretários, que demonstraram toda sua capacidade administrativa. Sob a liderança de Leonardo Bortolin, esse time fez esse trabalho contagiar os maiores empresários do Brasil e deu visibilidade à Primavera do Leste como sendo uma cidade próspera, com uma administração focada no desenvolvimento e por isso, ideal para se investir. Esse ambiente de otimismo e a forma clara e objetiva que a prefeitura tratou esse projeto, levou a RUMO Logística decidir se instalar nessa terra tão próspera, e até 2028 será naugurado, elevando a arrecadação do município e gerando dezenas de milhares de novos empregos.
Esse novo tempo na gestão municipal, com seu estilo arrojado e moderno fez seu grupo político o lançarem à presidência da AMM que foi vencida na semana passada, encerrando um ciclo de quase 15 anos do seu adversário à frente da instituição.
Esse novo momento cria muitas expectativas para o futuro político do presidente eleito da AMM, no imaginário dos primaverensses já colocam Léo disputando um cargo importante em 2026. Como diria o autor do “Homem Aranha”, Novos poderes criam novas responsabilidades, os desafios são enormes para esse grupo de políticos e apoiadores liderados pelo competente prefeito, que terão em 2024 a missão de eleger o competente e articulado atual vice-prefeito Ademir Goes, para dar continuidade a este trabalho que mudou a história dessa cidade e a colocou definitivamente nos trilhos do desenvolvimento, determinando um futuro promissor para todo esse povo.