O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) está promovendo uma campanha de doação de cabelos, lenços, perucas e adereços para as mulheres atendidas pelo Hospital do Câncer de Cuiabá (HCan). Postos de arrecadação foram instalados na recepção central do Tribunal, no acesso ao Departamento de Saúde e Restaurante dos Servidores, e nas recepções dos Fóruns de Cuiabá e Várzea Grande. A intenção é aproveitar o grande fluxo de pessoas nesses locais para que público interno e externo participem.
A arrecadação integra uma série de ações que serão desenvolvidas pelo judiciário no âmbito da campanha Outubro Rosa, mês de combate e prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. O objetivo é divulgar informações e sensibilizar sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
As atividades estão sendo coordenadas pelo Departamento de Saúde do TJ. “O departamento tem uma preocupação com a qualidade de vida das pessoas e, nessa toada, não podemos deixar de realizar uma ação voltada para a autoestima das pacientes em tratamento de câncer. Um dos estigmas que elas enfrentam é a perda de cabelo. Isso nos sensibilizou e motivou a lançar novamente a campanha de arrecadação de lenços, perucas e adornos de cabelo”, explicou a enfermeira Glenda Balbinoti.
A queda dos cabelos é uma das consequências do tratamento de câncer. Esse é um processo que acaba abalando a autoestima das pacientes, que já estão fragilizadas pelo enfrentamento da doença. O cabelo é um elemento muito importante da identidade visual, variando de acordo com a personalidade de cada pessoa.
Campanhas como a do Poder Judiciário visam resgatar a autoestima dessas mulheres, permitindo que se reconheçam além da doença. O uso das perucas também ajuda a manter a privacidade das pessoas que não se sentem confortáveis em compartilhar o momento que estão vivendo. Tudo isso pode refletir positivamente no processo de tratamento e cura.
A supervisora de voluntários do HCan, Cleusa Silva, afirmou que a entidade conta com a soma de esforços de outras instituições para fomentar a campanha Outubro Rosa. “É uma campanha voltada para a conscientização das pessoas para a importância do fazer pelo outro”, disse.
Em tratamento há quatro meses, Keite Oliveira se emocionou quando recebeu uma peruca viabilizada por meio de doação. “Me perguntaram ‘posso colocar uma peruca em você?’ E eu falei, deve!”, lembra. A assistente administrativa se emocionou quando percebeu a semelhança com seu cabelo natural e agradeceu pela oportunidade de se reconectar com a sua autoimagem.
A campanha de arrecadação do Tribunal de Justiça durará todo o mês de outubro.
Leia também:
Adellisses Magalhães
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br