Um homem flagrado em posse do caminhão furtado em Rosário Oeste foi autuado em flagrante pelos crimes de receptação e adulteração de sinal de veículo automotor. O dono da oficina responderá em inquérito policial pelos mesmos crimes.
As diligências iniciaram após os policiais da DERFVA receberem denúncia sobre uma oficina mecânica, na rodovia BR-163, em Várzea Grande, onde funcionava um desmanche de caminhões. Com base na denúncia, na terça-feira (03), os policiais foram até o local, onde apreenderam um módulo de caminhão e três motores de origem ilícita.
Em continuidade às ações de repressão à receptação e desmanche de veículos de carga furtados e roubados, na quarta-feira (04), a equipe de investigadores da DERFVA recebeu informações de que o caminhão trator Iveco Stralis, furtado no dia 27 de julho em Rosário Oeste, estava transitando com placas adulteradas na região do Coxipó, em Cuiabá.
Os policiais realizaram diligências pela região, conseguindo localizar o caminhão trator estacionado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, pois havia apresentado defeito. No local, estavam dois homens, sendo um deles o condutor do veículo e o outro, o proprietário da oficina alvo da fiscalização do dia anterior, que havia sido acionado para realizar o reparo.
Em verificação do veículo os policiais constataram que as etiquetas identificadoras com o VIS apresentavam indícios de adulteração. No interior do caminhão, também foram encontrados documentos referentes a transporte de mercadorias, que constavam a verdadeira placa do veículo, confirmando se tratar do caminhão furtado em Rosário Oeste.
Entrevistado, o mecânico relatou que o veículo foi deixado em sua oficina há cerca de 20 dias, para trocar a cabine, que havia sido danificada em um acidente de trânsito. A pessoa que solicitou o serviço pediu para que o mecânico mandasse um guincho para pegar o caminhão e três dias depois, mandou outro guincho entregar na oficina a cabine que foi montada na carroceria.
Em continuidade às diligências, os policiais retornaram até a oficina onde foi apreendida a cabine original, que havia sido retirada da carroceria. A cabine estava com o número de VIS retirado, possivelmente com um estilete. O caminhão trator recuperado foi encaminhado à DERFVA, onde passou por análise de perito criminal, sendo novamente confirmada a adulteração de sinais.
Diante dos fatos, o motorista do caminhão foi conduzido à DERFVA, onde após ser interrogado pelo delegado Maurício Maciel Pereira Júnior, foi autuado em flagrante pelos crimes de receptação e adulteração de sinal de veículo automotor. O proprietário da oficina, como não estava mais em situação de flagrante, foi intimado para comparecer à DERFVA para prestar esclarecimentos e responderá em inquérito policial pelos crimes.
Fonte: Policia Civil MT – MT