Uma turma de juízes e juízas substitutas conheceu, nesta terça-feira (26 de setembro) a rotina de trabalho e os setores da maior Comarca do Estado, o Fórum de Cuiabá. A atividade faz parte do processo de formação de magistrados no Curso Oficial de Formação Inicial (Cofi) do Poder Judiciário de Mato Grosso (TJMT), que oportuniza conhecer as fases teóricas e práticas do trabalho jurisdicional. As autoridades foram recepcionadas pela juíza Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva, e os membros da sua equipe que realizaram uma apresentação teórica com panorama sobre como funciona o trabalho administrativo do Fórum.
“Essa capacitação é muito importante para os novos juízes. Antes de assumir suas comarcas eles estão sendo capacitados para saber como a gente trabalha aqui, nesta Comarca que é tão grande. Nosso objetivo é instruir todos para que todos eles tenham conhecimento para comandar a sua unidade”, explicou a juíza Edleuza, diretora do Fórum de Cuiabá.
Na visita setorial, os juízes conheceram as dependências da Sala do Tribunal do Júri, Recursos Humanos, Assessoria Militar, Juízo Digital, Protocolo e Expediente, além da Central de Controle de Qualidade de Dados Processuais, considerados estratégicos na base da gestão do Fórum e que precisam ser de conhecimento, pois o trabalho administrativo das 79 comarcas de Mato Grosso, também faz parte da competência do juiz que responde pela diretoria da unidade.
O juiz substituto Vinícius Paiva Galhardo, participante desta fase do Cofi do Poder Judiciário de Mato Grosso, destacou que a capacitação oportuniza aos magistrados conhecimento sobre como deve ser conduzido às demandas do trabalho administrativo no Fórum.
“Essa capacitação é de extrema importância, já que a atividade do magistrado não se resume apenas em julgamentos processuais, mas também toda parte administrativa. Por isso, o conhecimento ofertado pelo Tribunal de Justiça, não apenas teórico, mas também prático, neste acompanhamento da rotina do Fórum de Cuiabá é essencial para que quando a gente assuma as comarcas no interior do Estado, todos tenham uma experiência e prática de como operacionalizar os sistemas que TJMT disponibiliza para o andamento dos trabalhos”, explicou o juiz Galhardo.
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: Grupo de quatro juízes sentados na mesa conversando com a diretora, uma mulher branca, usa óculos, tem cabelo curto encaracolado e veste uma camisa e terno branco com mangas de renda. Foto 2: Grupo de juízes dentro da sala setorial. Foto 3: Juiz Vinícius Paiva Galhardo, é um homem de pele branca, olhos claros, usa óculos de grau, tem cabelos curto e barba em todo contorno do rosto. Ele usa camisa azul, grava azul e terno cinza.
Carlos Celestino/ Fotos: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br