Na manhã deste sábado (23), a cidade de Rondonópolis recebeu os ministros da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira onde cumpriram agenda com a inauguração do escritório avançado do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a entrega de títulos de domínio também do Incra às famílias assentadas da região. Também na comitiva federal, o assessor especial do MAPA, Carlos Augustin (Teti), teve sua atuação em prol da agricultura nacional e da região destacada durante o evento.
No primeiro compromisso da programação, na nova sede do escritório do Incra em Rondonópolis, a comitiva federal recebeu demandas da prefeitura municipal, como o fomento da piscicultura, mais investimentos de infraestrutura para a zona rural e linhas de créditos para a agricultura familiar.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que assim como o Incra se instalou um escritório avançado em Rondonópolis, o MAPA também deverá ter uma unidade descentralizada do ministério na região. “Na mesma linha de trabalho feito pelo Desenvolvimento Agrário, vamos fazer com o ministério da Agricultura, que é um pleito do nosso do nosso companheiro que está nos ajudando no ministério, o Carlos Augustin para que nós possamos trazer e aí será uma descentralizada no ministério da Agricultura aqui em Rondonópolis, para que possa fazer todo o trabalho de acompanhamento, as liberações dos SIFs, e também do desembaraço alfandegário que o MAPA tem que fazer, o que se realizam lá no porto de Santos, será feito aqui no terminal rodoferroviário de Rondonópolis, a partir da criação desta unidade”, destacou.
A contribuição de Teti para a gestão do Governo Federal também foi motivo de elogios do ministro do MDA, Paulo Teixeira. “O Teti é uma pessoa genial, e ele tem trazido para governo ideias e diálogos que exploram questões que até então não eram exploradas, então é um privilégio, e o Teti é um exemplo de uma pessoa bem sucedida que está dando uma grande contribuição para a vida pública nacional”, exaltou.
O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, definiu as articulações e o entrosamento de Carlos Augustin juntamente com o ministro Carlos Fávaro, em prol das demandas de Rondonópolis e região como um time bem entrosado, usando o icônico time de Pelé dos anos 60. “A equipe do ministério da Agricultura é igual ao time do Santos de 62, sendo Pelé, Coutinho e Vavá, nós estamos trabalhando juntos, o ministério, o governo Lula e a prefeitura de Rondonópolis, e tenho certeza que esse dai é um time vencedor e estamos muito otimistas que a cidade tá no caminho certo, sendo um município que cresce e é pujante”, finalizou.
Após a inauguração do escritório avançado do Incra, a comitiva se dirigiu até o Centro Social Urbano Padre Lothar, na Vila Operária, para um encontro com várias comunidades rurais e de assentamentos de Rondonópolis e região e entregas de títulos de domínio do Instituto Incra às famílias assentadas da região.