O Centro de Apoio Operacional à Pessoa com Deficiência (CAO PcD) do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) convida pessoas com idade acima de 18 anos e diagnóstico médico de autismo e cuidadores de autistas menores ou que não tenham condições de responder de forma independente, para que participem da pesquisa Mapa Autismo Brasil (MAB), até a próxima sexta-feira (22). A iniciativa tem por objetivo levantar o perfil e as características sociodemográficas das pessoas diagnosticadas com autismo no país.
Organizada pelo Instituto Steinkopf em parceria com o Núcleo de Neurodiversidade da Universidade de Brasília (UNB), a pesquisa é online e pode ser respondida aqui. A ideia é levantar quem são os autistas brasileiros, onde moram, que renda têm, se trabalham, se têm ou tiveram acesso à escola, se têm acesso a lazer e a terapias, entre outras informações.
O preenchimento completo do questionário tem duração estimada de 15 minutos e está dividido em 5 blocos: processo diagnóstico; acesso às terapias na infância e adolescência; acesso à educação; apresentação clínica atual; perfil sociodemográfico. Conforme os organizadores, os resultados da pesquisa ajudarão a entender melhor a situação das pessoas autistas, bem como subsidiarão o desenvolvimento de políticas públicas efetivas para esse público e de estratégias de atendimento.
Foto: Fotomontagem Mapa Autismo Brasil.
Fonte: Ministério Público MT – MT