Home Destaque Hortas comunitárias do Projeto Cibus são visitadas pelo MPMT


Hortas comunitárias do Projeto Cibus são visitadas pelo MPMT

| Por
por ANA LUÍZA

A Promotoria de Justiça de Ribeirão Cascalheira (a 900km de Cuiabá) realizou visita técnica às hortas comunitárias do “Projeto Cibus – Você tem fome de quê?” em três escolas municipais, nos dias 12 e 13 de setembro de 2023. O objetivo foi verificar como está a produção e o manejo das hortaliças, além de fornecer orientações e esclarecer dúvidas.

“A visita técnica faz parte das ações prevista no projeto Cibus, e se destina a orientar os cuidadores e cuidadoras das hortas escolares quanto ao manejo de ferramentas e dos insumos para obtenção de melhores resultados. A visita também tem por finalidade a identificação das fragilidades locais e a elaboração de cronograma, caso seja necessário”, explicou a promotora de Justiça substituta Bruna Caroline de Almeida Affornalli.

Acompanharam a visita o secretário municipal de Agricultura, Argemiro Coelho de Moraes, a secretária municipal de Educação, Osmarina Vieira dos Santos, o técnico agropecuário da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Carlos Alberto Quintino, e os servidores do Ministério Público Juliana Rocha da Silva e Rodrigo Dondé Castro. 

A equipe esteve na Escola Municipal Professora Maria do Socorro Luz Reis Leite (zona urbana), Escola Municipal do Campo Manoel da Silva Rocha (Distrito de Novo Paraíso, zona rural), e Escola Municipal do Campo Primorosa (PA Primorosa, zona rural).

O projeto – Cibus é uma palavra em Latim, que na língua portuguesa significa comida, alimento. Lançado em fevereiro de 2022, o projeto está entre as prioridades do Planejamento Estratégico Institucional do MPMT.

A iniciativa do Centro de Apoio Operacional (CAO) de Defesa dos Direitos Humanos, Diversidade e Segurança Alimentar, com o apoio da EMPAER e da Prefeitura Municipal de Ribeirão Cascalheira, pretende fomentar a implementação de mecanismos que visam garantir o efetivo acesso à alimentação adequada e de qualidade à população, de modo a reduzir a insegurança alimentar. Trinta e duas unidades de ensino do estado foram contempladas com hortas do projeto.

Fonte: Ministério Público MT – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here