O evento é considerado o maior de arte-educação do Brasil e objetiva dar visibilidade a projetos com potencial para transformar estudantes, cidadãos e comunidades por meio da arte. A seleção nacional está prevista para o final de setembro.
A educadora Rosana Zanete Steinke, que concorre na categoria Ensino Fundamental com o “Projeto em Revitalização: Culturas e identidades Amazônicas”, explica que o tema foi trabalhado na escola para que os estudantes “pudessem refletir sobre a identidade plural e aspectos histórico-geográficos que estão postos no local onde vivem”.
Segundo ela, o projeto atingiu seu objetivo e proporcionou resultados positivos à escola, entre eles a ampliação do conhecimento sobre a história da arte e de práticas artísticas que passaram a ser incorporadas no cotidiano dos estudantes.
“O grande diferencial foi o olhar crítico e questionador da comunidade estudantil, para o que está sendo representado em uma imagem, quais seus efeitos na sociedade e nos espaços escolares”, observou Steinke ao destacar como importante o aporte financeiro aprovado pelo Afluentes – edital de Incentivo para Ações Culturais nos Municípios.
Já a professora Milene Maria dos Santos, que concorre na categoria Ensino Médio com a iniciativa “A festa do boi: canto, dança, escrita, indumentária, pintura e cenário”, afirma que a proposta foi uma forma de valorizar a história da região. “Nossa cidade é uma mistura de muitos povos. Fazer uma festa voltada para a cultura nordestina e também amazônica foi uma forma de prestigiar a nossa própria história”, conta.
Conforme a professora, além de estar na região amazônica, parte da população de Marcelândia é oriunda dos estados do Pará, Maranhão e Piauí. “É uma experiência incrível para a nossa cultura, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas”, completou.
Na avaliação de Jackeline Bregoli, diretora Regional de Educação do polo de Matupá, no qual está inserida a Escola Estadual de Tempo Integral Pedro Bianchini, a unidade é um exemplo por estar sempre envolvida com projetos pedagógicos que viabilizam a participação juvenil.
“Quando os estudantes estão envolvidos nas atividades, percebemos neles o despertar do sentimento de pertencimento. Quando trabalhamos temas vigentes na realidade onde estão inseridos, também proporcionamos, além da formação pedagógica, a formação cidadã. Dessa forma, o estudante se torna autor do seu próprio conhecimento”, afirma.
Confira aqui a lista dos selecionados para a semifinal do prêmio.
Fonte: Governo MT – MT