A Associação dos Surdos de Rondonópolis (ASSUROO), atualmente com 160 membros, buscou pela Câmara Municipal de Rondonópolis, através do presidente Júnior Mendonça (PT), visando a solução de um problema que a tempos vem dificultando o dia dia dessas pessoas.
De acordo com o presidente da Associação, Sérgio Gonçalves, que esteve reunido com o parlamentar nesta quinta-feira (24), o número limitado de passe livre junto ao transporte coletivo municipal tem provocado dificuldades para que os portadores de deficiência auditiva cumpram com suas tarefas diárias.
“São apenas 20 passes por mês, é um número bem inferior ao que realmente precisamos,pois são inúmeras reuniões em que precisamos estar presentes, além de acompanhamento médico e outros compromissos da Associação. Por isso buscamos o apoio da Câmara”, disse Gonçalves.
A primeira medida adotada pelo vereador Júnior Mendonça atingiu o objetivo junto a Autarquia do Transporte Coletivo Marechal Rondon (ATCMR). A solicitação para o aumento do número de passes, de 20 para 60 por mês, foi acatada por Messias Ferreira Alves, presidente interino da autarquia, que ainda se comprometeu em analisar a possibilidade de ofertar o bilhete ilimitado para os membros da Associação.
Outro compromisso assumido pelo presidente interino da ATCMR, foi de analisar a possibilidade da inclusão de um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), no quadro de colaboradores para atender e garantir a acessibilidade da comunidade surda, inclusive com treinamentos estendidos aos motoristas.