A Câmara Municipal de Rondonópolis, através da propositura do presidente, Júnior Mendonça (PT), realizou na tarde desta sexta-feira (11), a Sessão Solene em homenagem aos advogados (as) de Rondonópolis em função do dia dedicado à categoria.
De acordo com o parlamentar, a homenagem teve como proposta reconhecer a importância do advogado frente ao desenvolvimento da sociedade e valorização do ser humano.
“A data de hoje é um marco para a advocacia de Rondonópolis. Essa iniciativa do presidente Júnior Mendonça, que também é colega nosso de profissão, nos deixa honrados pelo reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Ordem dos Advogados do Brasil”, Bruno de Castro, presidente OAB/Rondonópolis.
Vários profissionais do direito foram homenageados na tarde desta sexta-feira, dentre eles, o Desembargador da 3a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJ/MT), Luiz Ferreira da Silva, representado pelo irmão e também advogado, Antônio Ferreira da Silva, que além da Moção de Congratulação, recebeu o título de “Cidadão Rondonopolitano” – proposto pelo vereador Júnior Mendonça.
Também foram homenageados os Desembargadores, Rubens de Oliveira Santos e Maria Helena Póvoas, os três indicados pela OAB ao Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso.
A relação entre os Poderes Judiciário e Legislativo foi destacada pela advogada Léya Souza da Cruz Paim Ton, presidente da Comissão da Cidadania e Direitos Sociais, OAB Rondonópolis.
“É com o diálogo estabelecido entre os Poderes que nos possibilita trazer melhorias para a sociedade. Buscando ouvir as pessoas e conhecer de perto quais são as suas demandas e necessidades. Só assim vamos fazer cumprir as leis”, Léya Souza.
Júnior Mendonça destacou que é motivo de orgulho fazer com que o dia do advogado seja comemorado dentro da Casa de Leis.
“Fiz questão de que o nosso dia fosse lembrado no exercício da minha presidência. Pois eu sei o que é estar do lado de cá da mesa. Sou conhecedor dos percalços da profissão. Quando há uma violação de direitos, abuso ou intransigência, somos nós que estamos lá pra fazer valer a Justiça”, disse Mendonça, que destacou também a importância e valor do profissional do direito que opta pela vida pública, como também o advogado (a) que atua nas salas de universidades compartilhando conhecimento e corroborando para a formação de novos profissionais da área.
Cerca de 80 homenagens foram prestadas durante a solenidade.