Parlamentares, lideranças políticas e quase mil militantes da direita de Mato Grosso participaram neste domingo (6) de um encontro conservador no município de Pedra Preta. O objetivo do encontro, de acordo com o deputado federal José Medeiros (PL), foi discutir o cenário político brasileiro e definir estratégias de atuação no estado.
“A direita está mobilizada em Mato Grosso e em todo o país. Existem várias pautas, mas acredito que é momento de pedirmos uma nova constituinte, plebiscito sobre o que os brasileiros pensam sobre o aborto e a legalização das drogas, por exemplo. Estão querendo empurrar garganta abaixo várias coisas e nós precisamos saber se a população brasileira está a favor ou não. Precisamos de plebiscito já, uma vez que o Congresso Nacional está omisso diante do desgoverno petista”, declarou Medeiros, que é um dos líderes do bloco de oposição ao governo na Câmara Federal.
Medeiros manifestou preocupação com a paralisia do Governo Federal, que agrava a instabilidade econômica, jurídica, política e social no país. Para o deputado, o país vive um verdadeiro festival de horrores com o governo do PT.
“Fora o desgoverno, estamos presenciando um verdadeiro ataque à democracia brasileira. É uma tentativa desse governo de calar a oposição, intimidar a população e com isso evitar qualquer tipo de questionamento ou contraponto. O descompromisso do PT com o país e seu povo é evidente”, criticou José Medeiros.
Além de discutir o cenário nacional, as lideranças defenderam a organização da direita para eleger o maior número de prefeitos, vices e vereadores nas eleições do próximo ano.
Para o presidente do PL de Mato Grosso, Ananias Filho, as lideranças da direita, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, estão conscientes da necessidade de se organizar para disputar as eleições municipais de 2024.
“Bolsonaro e a direção nacional do PL sabem que a eleição de 2026 passa pelo pleito do próximo ano. Portanto, estamos nos preparando para lançar candidato a prefeito nos 141 municípios de Mato Grosso. Nosso time terá um reforço que é a participação efetiva do ex-presidente Bolsonaro na campanha municipal”, garantiu o dirigente partidário.
Em seu discurso no encontro conservador, o deputado estadual Cláudio Ferreira (PTB), que foi convidado para filiar no PL e disputar a Prefeitura de Rondonópolis, defendeu atuação firme da direita na defesa da liberdade, da família, do país e na formação de quadros políticos. O posicionamento de Ferreira também foi seguido pela deputada federal Amália Barros (PL) e pelo deputado estadual Gilberto Cattani (PL) que também participaram do evento em Pedra Preta.
“A direita terá candidato a prefeito em Pedra Preta, Rondonópolis, Cuiabá e em todos os municípios de Mato Grosso”, completou Cattani.
Além de Pedra Preta, os militantes conservadores já realizaram encontros em vários municípios de Mato Grosso, entre eles Cuiabá, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Campo Novo dos Parecis, Cáceres e Pontes e Lacerda.