Home Destaque Saiba mais sobre Empreendedorismo no Brasil na nova edição do programa Explicando...


Saiba mais sobre Empreendedorismo no Brasil na nova edição do programa Explicando Direito

| Por
Está no ar a mais nova edição do programa Explicando Direito, uma iniciativa da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) que tem por objetivo desenvolver conhecimentos sobre temas jurídicos e sociais, visando o aperfeiçoamento das relações humanas. Nesta 21ª edição, o convidado é o escritor, mestre em Direito, especialista em Gestão Pública e servidor do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Gilbert luz.
 
O tema apresentado pelo analista judiciário é o empreendedorismo no Brasil, sob a ótica do princípio da livre iniciativa, da livre concorrência e da valorização do trabalho humano. Ele discorre sobre o livro por ele escrito e intitulado ‘O empreendedorismo no Brasil sob a ótica do princípio da livre iniciativa, da livre concorrência e da valorização do trabalho humano.’
 
Na publicação, são descritas situações sobre o empreendedorismo no país de acordo com princípios existentes no artigo 170 da Constituição Federal. “São os princípios da livre iniciativa, da livre concorrência e a valorização do trabalho humano”, assinala Gilbert.
 
“O ato de empreender, como muitas pessoas imaginam, não significa somente abrir uma empresa, não significa abrir um negócio (…) Esse empreendedorismo pode ser utilizado dentro de uma atividade rotineira, dentro do seu trabalho atual, dentro da sua atividade que desenvolve até mesmo num órgão público. Empreender significa buscar novas ideias, inovações, novidades, aceitando obviamente os riscos e encarando os obstáculos”, explica.
 
Segundo Gilbert, no Brasil, 76% dos jovens entre 20 e 36 anos querem ter o seu próprio negócio. “Não pensam numa carreira institucional, não pensam em fazer concurso e sim abrir o seu próprio negócio, que é a área para a qual o livro está voltado.”
 
Na apresentação, o escritor enfatizou a importância da valorização do trabalho humano. “Muita gente pensa que valorizar o trabalho humano tem a ver somente com a parte financeira, a parte salarial, mas sim, a gente está prezando pela incolumidade física, mental, do trabalhador, um ambiente saudável, um ambiente salutar, um clima organizacional que propicie uma melhor produtividade daquele trabalhador, naquele ramo (…) A valorização do trabalho humano é fundamental para que se atinja os ditames da justiça social, os ditames do bem-estar social”, ressalta.
 
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: Fotografia colorida. Na lateral esquerda o ícone de play acompanhado do texto: /tjmtoficial. Na parte superior central o logo do Programa Explicando Direito, a foto do convidado: Gilbert Luz, acompanhados do texto: Analista judiciário do TJMT e escritor. Assista agora! 21º Episódio.
 
 
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here