A Biblioteca Municipal Rachid Mamed está recebendo novos integrantes para participar do projeto de xadrez realizado todo fim de semana na unidade. Enxadristas experientes e também aqueles que estão começando a aprender têm espaço garantido e dividem os tabuleiros espalhados pela biblioteca.
Para participar basta estar presente no dia dos encontros que acontecem sempre nos sábados nos períodos da manhã, das 8 às 12 horas e a tarde, a partir das 14h. O grupo é aberto para pessoas de qualquer idade e para os iniciantes, um enxadrista profissional acompanha os encontros e ensina a teria e a prática do jogo.
O professor enxadrista Thiago Stuch é presidente da Associação de Xadrez Rio Vermelho que coordena os encontros na biblioteca. Ele ressaltou que o esporte desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisão. “É um excelente suporte pedagógico, que favorece socialização e ensina o respeito às regras e aos amigos”, comentou.
Atualmente cerca de 150 pessoas estão ativas no grupo de xadrez, porém nos encontros dos sábados comparecem de 20 a 30 enxadristas para jogar, aprimorar os conhecimentos desse esporte e também socializar no espaço confortável que a biblioteca oferece.