O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Comissão de Acessibilidade, realiza “Capacitação de Inclusão no Trabalho de Pessoas com Deficiência”, nesta sexta-feira (30 de junho), na Escola dos Servidores, em Cuiabá. O curso ocorrerá de forma presencial e tem o objetivo de qualificar o público interno para promover ações que fomentem a acessibilidade. Além disso, visa que os profissionais sejam capacitados e atualizados para o desempenho de suas funções na prestação de serviços à sociedade.
O curso será dividido em duas atividades: palestra das 10h às 12h e Workshop das 14h às 18h.
A palestra será ministrada pelo professor Oswaldo Ferreira Barbosa, que abordará os desafios da Inclusão; o que é o Emprego apoiado; e cases e Boas Práticas. No workshop serão trabalhadas: ferramenta de diagnóstico inclusivo; plano de ação; recomendações para gerenciar um projeto inclusivo, entre outros.
Também serão trabalhadas a metodologia do emprego de inclusão de trabalhadores com deficiência no trabalho para promover, por exemplo, os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no sentido de preservar e respeitar o direito das pessoas com deficiência.
O curso será realizado de forma presencial para magistrados, magistradas, servidores, servidoras, estagiários, estagiárias, colaboradores do Tribunal de Justiça, comarcas de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger.
A ação está alinhada à Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) N. 401/2021, que dispõe sobre o desenvolvimento de diretrizes de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares.
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br