A cooperação com o Comando Regional 1 do Corpo de Bombeiros (CRBM-1) também visa utilizar de forma mais eficiente os recursos operacionais destinados ao combate aos incêndios.
Para isso, os operadores de tráfego da BR-163/364 passam a dar apoio ao Corpo de Bombeiros, avaliando as ocorrências no local e registrando a situação durante o monitoramento de rotina. Os bombeiros também seguem monitorando o mapa de calor e, sempre que identificarem uma situação suspeita no trecho sob concessão, solicitarão à Nova Rota a verificação do local para identificar a situação.
“Os nossos operadores de tráfego são treinados e têm condições de avaliar a situação e dimensão de um foco de calor. Existindo a possibilidade de resolver o problema, a Concessionária atua imediatamente. Caso seja um incêndio maior, que coloque em risco a segurança da equipe, o Corpo de Bombeiros é acionado para atuar na ocorrência”, explica a gerente de Operações da Nova Rota do Oeste, Bárbara Natane.
Conforme a comandante do CRBM-1, tenente-coronel Sheila Sebalhos, a parceria prevê a intensificação da comunicação entre a Sala de Situação do CBM, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e o Centro de Controle Operacional da Nova Rota do Oeste. Segundo ela, isso vai garantir mais eficiência na atuação dos militares.
“É uma parceria importante, porque amplia a capacidade de atendimento aos municípios da Baixada Cuiabana. Com o apoio da Nova Rota do Oeste para o monitoramento, conseguimos destinar nossos recursos às ocorrências que são mais graves ou mesmo atender mais rapidamente uma queimada que está às margens da rodovia”, observa.
O monitoramento da Nova Rota do Oeste será focado nos trechos da BR-163/364 que vão da Serra de São Vicente (a partir das Águas Quentes) até Nobres, e da BR-070, em Cuiabá e Várzea Grande.
Para o combate às queimadas, a Nova Rota dispõe de seis caminhões pipa (sendo um alugado especialmente como reforço às atividades para esta época do ano), abafadores em todas as viaturas operacionais (cerca de 70 veículos) e equipes treinadas para atuação em pequenos focos.
Fonte: Governo MT – MT