O Poder Judiciário de Mato Grosso, representado pela vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Erotides Kneip, fez parte das comemorações em homenagem ao Centenário do Escritor Lenine de Campos Póvoas. Presidida pelo deputado estadual Beto Dois a Um, a sessão solene com a presença de autoridades, escritores, acadêmicos e representantes da comunidade literária, foi realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso na noite desta terça-feira (13 de junho).
As comemorações foram marcadas pela entrega das principais obras impressas do projeto de reedição dos livros de Lenine de Campos Póvoas, executados pelo Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) e com o patrocínio do Instituto Memória do Poder Legislativo “Deputado Lenine de Campos Póvoas”, e publicação da Editora Entrelinhas.
A desembargadora Maria Erotides, que recebeu a coleção das obras reeditadas de Lenine, destacou a imensa contribuição cultural e moral de Lenine de Campos Póvoas há sociedade mato-grossense.
“O Tribunal de Justiça de Mato Grosso se sente extremamente honrado de ser parte desse momento. Todos nós desembargadores nos sentimos um pouquinho filhos de Lenine, porque somos irmãos de Maria Helena Póvoas, que está há quanto tempo conosco no Poder Judiciário, uma exímia operadora do direito. A homenagem e o resgate de toda sua obra é também uma homenagem ao Poder Judiciário de Mato Grosso. E a importantíssima iniciativa de reeditar as obras de Lenine, onde todos nós ganhamos, somente fortalece a construção de uma sociedade mais justa, equitativa, plural e principalmente, mais culta, assim como ele era, mestre, culto, inteligente e um grande homem”, afirmou a desembargadora.
Lenine de Campos Póvoas (Cuiabá, 1921-2003) foi professor, advogado, jornalista, escritor, cientista político, administrador público, político e historiador. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, membro da Academia Mato-grossense de Letras, onde foi presidente por 10 anos. Publicou diversos livros nas áreas de Geografia, História, Administração Pública e Cultura relativos ao Estado de Mato Grosso.
Representando a família do escritor, o advogado Lenine Póvoas Abreu Neto. Para ele a homenagem ao seu avô é uma honraria não só para os familiares, mas para todos os mato-grossenses. “Temos dentro da nossa casa, da nossa família, que conhecimento merece ser democratizado, inclusive o povo que não conhece seu passado tem dificuldade em entender seu presente e programar seu futuro”.
O advogado disse também que o livro “Mato Grosso: um convite a Fortuna”, escrito há quase cinquenta anos pelo seu avô já anunciava e desvendava a explosão do agronegócio, das oportunidades e aquecimento da economia.
Livros que compõem a coleção reeditada:
Mato Grosso: um convite à fortuna
Sobrados e casas senhoriais de Cuiabá
Influências do Rio da Prata em Mato Grosso
Cuiabá de outrora: Testemunho ocular de uma época
Reminiscências
O caos brasileiro
Os italianos em Mato Grosso
História de Mato Grosso: Síntese
História da cultura mato-grossense
O ciclo do açúcar e a política de Mato Grosso
História Geral de Mato Grosso: dos primórdios à queda do império (volume 1)
História Geral de Mato Grosso: da proclamação da República aos dias atuais (volume 2)
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: Ao centro da foto, a vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip recebe a coleção comemorativa em homenagem ao centenário de Lenine Póvoas. A sua esquerda, o advogado Lenine Póvoas Abreu Neto, e a sua direita, o deputado estadual Beto Dois a Um.
Naiara Martins / Fotos: Assembleia Legislativa de Mato Grosso
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br