O curso, que faz parte do Plano Geral de Ensino, tem como objetivo a qualificação e o aprimoramento técnico-profissional dos militares pertencentes ao CBMMT, para atuarem de forma eficiente no atendimento às ocorrências de acidentes de trânsito que envolvam vítimas presas às ferragens dos veículos.
Os participantes receberão instruções teóricas e práticas sobre as técnicas mais avançadas de salvamento veicular em diferentes cenários, fazendo a utilização de ferramentas hidráulicas e elétricas para o desencarceramento seguro de vítimas presas em ferragens.
Durante o treinamento, os bombeiros militares serão capacitados em temas relevantes, como avaliação da cena do acidente, estabilização do veículo, técnicas de desencarceramento, estratégias para lidar com diferentes tipos de veículos e cenários de salvamento veicular.
Além disso, através do SCI eles serão preparados para trabalhar em equipe e coordenar o atendimento em conjunto com outros profissionais de emergência, visando um atendimento integrado e eficaz.
“A capacitação contínua é essencial para garantir a segurança e o bem-estar da população de Mato Grosso. Por isso o Corpo de Bombeiros reafirma seu compromisso em se manter atualizado e preparado para enfrentar qualquer cenário de ocorrência, contribuindo para a segurança da sociedade e o desenvolvimento do Estado”, destacou o comandante-geral do CBMMT, Alessandro Borges Ferreira.
Após a conclusão do curso, os especialistas estarão aptos a atuar de forma eficaz em acidentes de trânsito complexos, adotando as melhores práticas de salvamento veicular.
Fonte: Governo MT – MT