A decisão da Justiça de Mato Grosso em prorrogar a intervenção na Saúde de Cuiabá até 31 de dezembro deste ano é a garantia de que a população terá um atendimento médico de qualidade no município. A avaliação foi feita pelo deputado federal Fábio Garcia (União-MT), defensor da medida. Para o parlamentar, os avanços obtidos pela equipe interventora são visíveis e o trabalho precisa continuar até que todo o caos que existia antes da decretação da intervenção acabe.
“Parabenizo o desembargador Orlando Perri pela decisão tomada, com base na fiscalização feita pelo Tribunal de Contas do Estado [TCE], que apontou uma série de melhorias em diversas áreas da Saúde de Cuiabá. Foi um trabalho muito difícil realizado pelo Gabinete de Intervenção, que seguirá com este despacho”, destacou o parlamentar ao comentar a prorrogação da intervenção.
Para Fábio Garcia, além de assegurar a melhoria contínua do atendimento, a decisão da Justiça impede que haja um retrocesso nos serviços e que a situação caótica, com longas filas de espera, leitos fechados e fornecedores sem receber volte a fazer parte da rotina da população. “Este é e será, por muitos anos, um triste capítulo da história da nossa cidade. Quem precisou de atendimento médico e não conseguiu, dificilmente esquecerá esse drama. Não podemos permitir que isso volte a acontecer”.
O parlamentar ressaltou que, enquanto deputado federal, tem atuado na fiscalização do atendimento à população, por meio de uma comissão externa criada pela Câmara dos Deputados, que tem Garcia como coordenador. “Vamos seguir acompanhando os trabalhos do Gabinete de Intervenção, auxiliando naquilo que nos cabe. A população cuiabana pode ter a certeza de que não vamos parar até que tudo esteja normalizado”.
Neste sábado (10.06), o desembargador Orlando Perri acatou um pedido do Ministério Público Estadual (MPE) e prorrogou a intervenção na Saúde até 31 de dezembro. Além de reconhecer os avanços obtidos pela equipe interventora, o magistrado elencou uma série de medidas que deverão ser adotadas ao longo dos próximos meses, muitas delas já em andamento com a atuação da equipe interventora.