O município de Barra do Garças é mundialmente conhecido por ser uma cidade que construiu um discoporto em 1996 para receber naves extraterrestres e também pela lendária figura do coronel Percy Fawcett. O arqueólogo e explorador inglês chegou em 1925 em Mato Grosso em busca da “Cidade Perdida Z” e desapareceu.
“O evento vai movimentar o turismo na cidade, tem participantes oriundos de seis estados. Barra do Garças e Chapada dos Guimarães são destinos que atraem esse turista que busca experiências extrassensoriais e fenômenos sobrenaturais e científicos”, destacou a superintendente de Política do Turismo, Maria Leticia Arruda de Morais.
Os três dias de evento vão abordar 13 temas, como o “Ufoturismo: encantos e mistérios de Mato Grosso” ministrado pelo presidente da AMPUP, Ataíde Ferreira, “Tentativas da ciência em explicar os discos voadores”, “Experiência fora do corpo e contato com extraterrestres”, “Cidade Invisível e os mistérios do Coronel Fawcett”, por Margherita Detomas, escritora e jornalista italiana, que também é sobrinha-neta de Fawcett.
O evento será gratuito e realizado no anfiteatro Fernando Peres de Farias, em Barra do Garças. A exceção é a Vigília Ufológica, das 22h30 às 1h30, no dia 24 de junho. O evento externo terá custo de R$ 75 com direito a translado, acomodação, alimentação e acesso a telescópios e lunetas.
Operadores de turismo da cidade vão comercializar pacotes aos participantes no domingo pela manhã, seja para conhecer melhor Barra do Garças ou realizar trilhas pela Serra do Roncador.
Fonte: Governo MT – MT