Os atletas percorrerão o entorno da praça esportiva, como o Ginásio Aecim Tocantins, depois a pista à beira do gramado e retornam para a área externa no local de chegada.
Ao todo, 500 pessoas participarão da corrida. A inscrição para a corrida foi a doação de uma lata de leite Nutren Júnior ou um pacote de fralda descartável.
O evento foi idealizado e tem como madrinha a primeira-dama Virginia Mendes e o objetivo é incentivar o cadastro voluntário de Medula Óssea e doação de sangue ao MT Hemocentro.
O secretário da Secel-MT Jefferson Carvalho Neves destaca a importância da combinação da ação esportiva para a qualidade de vida de praticantes de corridas e o incentivo à cidadania liderado pela primeira-dama de MT. Ele destaca o MT Hemocentro como principal parceiro do governo no evento.
Esporte e cidadania
“Esse evento, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes e as equipes da Unaf e Setasc, com apoio nosso da secretaria, é uma lição e trabalho de cidadania também”, afirma. “A gente precisa entender que um dos principais objetivos dessa corrida é incentivar a doação e cadastro de doadores de medula óssea.
O secretário reforçou a importância da corrida e campanha de conscientização. “Com essa iniciativa, nós pretendemos aumentar o banco de cadastro de medula óssea do Hemocentro e o banco de sangue. E fazer com que a população tenha consciência da importância do trabalho de doação”.
A Campanha de Cadastro Voluntário de Medula Óssea ocorre na próxima semana, entre os dias 22 e 26 de maio, na sede do MT Hemocentro, com diversas atividades. Todo ano o MT Hemocentro realiza a campanha de incentivo à doação na “Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea”.
A corrida tem apoio do Governo de Mato Grosso, por meio das Secretarias de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Saúde (SES) e de Assistência Social e Cidadania (Setasc), em parceria com a Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) e é gerenciada pela Morro MT.
Fonte: Governo MT – MT