Médicos e enfermeiros da região Sul de Mato Grosso que atuam no atendimento de mulheres gestantes de risco e crianças pela rede pública de saúde estão em Rondonópolis para um treinamento especializado. O encontro teve objetivo de apresentar os novos instrumentos de estratificação de risco e compartilhamento do cuidado aos pacientes e com isso reorganizar os processos de trabalho.
Conduzido pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) o treinamento aborda os critérios de acesso dos pacientes ao Ambulatório de Atenção Especializada a Saúde da Mulher e da Criança (AAESMC) e ainda os processos de trabalho entre a Atenção Primária da Saúde (APS) e o Ambulatório, além da avaliação de risco da gestante e da criança. As médicas que estão ministrando o treinamento são a neonatologista Vanessa Siano e a obstetra Vanessa Valadares.
De acordo com a superintendente de Atenção Especializada da SMS, Stephany Paiva Damascena, explicou que, dentre outras funções, o treinamento vai padronizar e sistematizar o atendimento, orientando como e quando compartilhar uma gestante e criança de alto risco com o Ambulatório de Atenção Especializada e com isso evitar encaminhamentos desnecessários e diminuir os indicadores de óbitos infantis e maternos.
Em Rondonópolis, o Ambulatório de Atenção Especializada a Saúde da Mulher e da Criança é pioneiro no Estado de Mato Grosso e funciona conforme a planificação feita com a metodologia do Hospital Israelita Albert Einstein em parceria com ProadiSUS. A mesma unidade atende casos de gestação e crianças de alto e muito alto risco de Rondonópolis e de toda região Sul de Mato Grosso.