Com intuito de sensibilizar a sociedade sobre um trânsito mais seguro o 2º Juizado Especial Cível e Criminal de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) em parceria com o SEST SENAT, Rotary Club, CDL, Prefeitura Municipal e a Ciclo Sport realizaram o passeio ciclístico “Juntos Salvamos Vidas”. Mais de 1000 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos pedalaram 8 quilômetros pelas ruas da cidade.
Segundo a juíza do 2º Juizado Especial Cível e Criminal, Tatyana Lopes de Araújo Borges, o passeio foi realizado no último sábado (6), mas a ideia surgiu há um ano. O objetivo é criar nos demais atores sociais empatia para com os ciclistas, que estão mais expostos a acidentes, promovendo assim a conscientização da população de que todos são responsáveis pela paz no trânsito.
“É muito comum aportar no juizado acidentes de menor potencial ocorridos no trânsito. O passeio ajudou o trabalho de conscientização social. Encontramos casos de pessoas que dirigem sem habilitação ou de forma imprudente, então durante o evento aproveitamos a oportunidade para falar sobre um trânsito mais seguro”, contou.
A magistrada também destacou que outro objetivo do evento foi incentivar a prática do esporte. “Tivemos uma grande adesão da população, principalmente de famílias, já que crianças acima de 7 anos puderam pedalar o evento. Conseguimos doações e patrocínios e sorteamos 20 bicicletas para os presente, além de entregarmos 500 camisetas para os primeiros participantes inscritos. Fizemos um trabalho de divulgação nas escolas e aproveitamos para levar informações sobre um trânsito mais seguro”, informou. “Foi um evento muito gostoso, que tem tudo para acontecer no próximo ano”, antecipou.
#ParaTodosVerem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: Imagem colorida. Participantes na linha de largada para o passeio ciclístico.
Larissa Klein
Assessoria de Imprensa CGJ-MT