A necessidade de se realizar um estudo do subsolo mato-grossense para identificação dos recursos disponíveis foi apontada pelo deputado estadual Cláudio Ferreira (PTB-MT) durante a participação da Conferência Global das Águas- 2023, em Nebraska, nos Estados Unidos (EUA).
A escolha do estado americano para sediar o evento, pontuou o deputado, foi resultado do trabalho desenvolvido localmente com uso da água subterrânea. “Aqui temos um modelo para o mundo. Foram desenvolvidas muitas tecnologias que permitem a irrigação de quase 4 milhões de hectares”, disse Cláudio, após as palestras desta segunda-feira (8).
Enquanto isso, em Mato Grosso, apenas 178 mil hectares estão irrigados, informou o deputado estadual. Portanto, há necessidade de se investir nesse tipo de tecnologia. Porém, é preciso, primeiramente, identificar qual o volume de água existente e sua dinâmica aqui.
“Nós desconhecemos o nosso aquífero, por isso é necessário promover um estudo para, primeiro conhecermos a capacidade e, depois, propor e realizar o uso adequado”, reforçou o parlamentar.
Investimento com os pequenos produtores
Na conferência também foi abordada a importância do financiamento de irrigação para os pequenos produtores. Cláudio disse que as pessoas que atuam nesse ramo enfrentam dificuldades na ampliação de suas produções, pois ficam estagnadas em uma cadeia produtiva.
Não conseguem crédito para investir, assim não crescem a produção e também ficam com a propriedade subutilizada. Mas, se houvesse um investimento em irrigação, a produção seria maior e a população teria mais oferta de alimentos e mais segurança alimentar.
“A água é um bem comum, essencial para a manutenção da vida. É indispensável que o uso desse bem seja orientado pela ética e pela ciência. O uso racional da água pode potencializar, significativamente, a geração de oportunidade, empregos e qualidade de vida do povo de Mato Grosso”, disse Cláudio.
O deputado estadual integra a comitiva de Mato Grosso que foi para os Estados Unidos, acompanhando o governador Mauro Mendes (UB).