A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-TJMT) realizou reunião de 100 dias com toda a equipe para apresentar o balanço das atividades realizadas no primeiro trimestre de 2023. Na ocasião, foram destacadas algumas conquistas importantes alcançadas nos primeiros dias de gestão do corregedor-geral da Justiça, Juvenal Pereira da Silva.
Uma das principais conquistas foi a redução da taxa de congestionamento em todas as áreas da Justiça Comum, Juizado Especial e Turma Recursal. Essa redução representa avanço na prestação jurisdicional, pois significa que os processos estão sendo julgados de forma mais rápida e eficiente.
O corregedor-geral agradeceu empenho de todos e antes de concluir sua fala houve a quebra do protocolo. Ele recebeu da equipe uma camisa com os dizeres “Juvenal 100”, que marca o período. Visivelmente emocionado, o desembargador dividiu o feito. “Esses números não são meus. Tudo isso é responsabilidade de vocês que atuam com empenho para levar os serviços judiciais ao cidadão. Gratidão aos senhores que estão aqui, mas também aos servidores e magistrados que estão nas comarcas, que se dedicam tanto quanto os que estão aqui na Corregedoria”, declarou Juvenal Pereira.
Outro destaque apresentado pela CGJ foi a implementação do projeto Corregedoria Participativa, que possibilitou a visita a 11 Comarcas nesses primeiros meses. Esse projeto tem como objetivo aproximar a Corregedoria da população que vive nas comarcas, além de ouvir magistrados e servidores que atuam na ponta, identificando problemas e buscando soluções para melhorar o funcionamento da Justiça em todo o Estado.
Os juízes auxiliares da CGJ Eduardo Calmon, Emerson Cajango e Lídio Modesto também compartilharam o sentimento de gratidão pelos resultados alcançados com a equipe e enalteceram a confiança depositada pelo corregedor em todos os integrantes da Corregedoria. A juíza auxiliar, Christiane da Costa Neves, não pode participar do encontro, mas vibrou com os resultados.
Durante a reunião, realizada na tarde de sexta-feira (05), no auditório Gervásio Leite, na sede do Tribunal de Justiça, o coordenador da Corregedoria, Flávio Paiva Pinto, afirmou que os “números são sensacionais”. Ele também falou sobre o resultado, fruto do esforço e dedicação de todos os servidores e lembrou que ainda há muito trabalho a ser feito para a Corregedoria continuar avançando e fazendo um excelente trabalho em prol da Justiça e da sociedade.
Fechando o encontro, a consultora Sônia Regina Guimarães da Fonseca, ministrou a palestra “Era Exponencial – O desafio na gestão pública.”
Reunião de avaliação – Pela manhã, o corregedor Juvenal Pereira falou sobre o balanço da CGJ durante o encontro de avaliação de resultados, realizado na sala de reuniões da Presidência do Tribunal de Justiça. Na oportunidade, além da administração do Judiciário, estavam presentes juízes auxiliares da Presidência, Vice-presidência e CGJ, coordenadores e assessores das áreas.
De acordo com os dados, no primeiro trimestre de 2023, o Poder Judiciário de Mato Grosso obteve saldo positivo em suas ações que impactam diretamente nos serviços entregues à sociedade.
Leia mais neste link:
Alcione dos Anjos
Assessoria de Imprensa CGJ-MT