A capacitação é coordenada pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), em parceria com o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope) e a Coordenadoria de Saúde Bucal da SES.
Esta é a segunda capacitação realizada neste ano; a primeira ocorreu em fevereiro e qualificou 20 profissionais odontológicos da baixada cuiabana.
Para esta segunda capacitação, foram selecionados 20 profissionais que atuam nas regionais de saúde Garças Araguaia, Norte Araguaia Karajás, Araguaia Xingu e Médio Araguaia, que compreendem a Região Leste de Mato Grosso. Outras cinco turmas do curso devem ser abertas nos próximos meses, contemplando todas as regiões do estado.
As aulas ocorrerão em período integral. Nos dias 08 e 09, os alunos terão a parte teórica na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), onde terão palestras sobre a Lei brasileira de inclusão, evolução conceitual de Pessoa com Deficiência, terminologia, conceitos e classificação das deficiências, CID, CIF, principais deficiências e alterações fisiopatológicas e humanização do atendimento odontológico.
Já no dia 10, terá início a parte prática com experimentação de contenção e imobilização protetiva e prontuário odontológico, além da execução do trabalho prático de educação em saúde na Associação Pestalozzi de Água Boa. Por fim, os alunos da capacitação farão o atendimento aos pacientes com deficiência na sede do Centro de Especialidades Odontológicas do município, onde praticarão, desde a anamnese, passando pela avaliação dos exames laboratoriais, definição das condutas clínicas até a conclusão do atendimento com os procedimentos necessários.
De acordo com o coordenador da capacitação para o atendimento à pessoa com deficiência da ESP-MT, Assis Gomes, todo o processo será acompanhado pelos professores, que são especialistas no atendimento odontológico à pessoa com deficiência e pelos técnicos da SES. “Queremos aprimorar o atendimento na rede pública de saúde de maneira que todo paciente receba um serviço de qualidade, integral e de acordo com as suas particularidades”, diz o coordenador.
Fonte: Governo MT – MT