O projeto Trilhas Organizacionais, desenvolvido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) – Escola Institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, disponibilizou nesta semana o curso “Segurança da Informação” a membros, servidores e estagiários do MPMT. A qualificação é ministrada por servidores do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) e está disponível na modalidade de ensino a distância, na Plataforma de Aprendizagem do Ceaf.
O coordenador da Escola Institucional, promotor de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade, explica que o projeto surgiu a partir das reuniões de construção do Plano Anual de Capacitação (2023) com as equipes e chefes de departamentos. “O projeto visa a realização de iniciativas destinadas a pesquisa, utilizando-se da produção de registros audiovisuais que contemplem as práticas de gestão de processos dos departamentos da Procuradoria-Geral de Justiça”, afirmou.
Ele argumenta que o Trilha Organizacional potencializa a gestão do conhecimento, melhora o fluxo de informações, capacita a organização com maior agilidade e produz entregas mais qualificadas e alinhadas às necessidades dos usuários.
O curso Segurança da Informação possui carga horária de uma hora. É ministrado pelo assessor de Tecnologia do DTI, Kembolle Amilkar de Oliveira. O conteúdo programático inclui abordagens sobre segurança de dispositivos móveis, navegação segura, compra segura, assinatura digital, segurança de dispositivos corporativos e home office, engenharia social e vazamento de dados pessoais e corporativos.
Capacitação interna – O projeto Trilhas Organizacionais contempla ainda cursos destinados ao público interno de cada departamento. Na segunda-feira (28), por exemplo, a equipe do DTI participará de um curso sobre segurança da informação intermediária.
Fonte: Ministério Público MT – MT