Quinze reeducandos da Penitenciária Major Zuzi, no município de Água Boa, iniciaram o projeto “Reconstruindo Sonhos”, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e parceiros. O encontro inaugural aconteceu na quinta-feira (20), na unidade prisional do município.
Também participam da iniciativa o Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Fundação Nova Chance (Funac), Nova Acrópole – Cuiabá, Instituto Ação Pela Paz e Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).
Na abertura do encontro, o promotor de Justiça Luis Alexandre Lentisco destacou que o projeto busca contribuir de forma concreta para a ressocialização dos presos, evitando que os mesmos voltem a cometer crimes quando deixarem a prisão. “O projeto busca contribuir para uma mudança efetiva da vida dos reeducandos. Pretendemos mostrar na prática e com resultados mensuráveis que a ressocialização é possível”, afirmou.
O projeto Reconstruindo Sonhos é dividido em duas etapas. Na primeira, serão realizados encontros semanais, nos quais são abordados temas como valores, humanização e espiritualidade, relações interpessoais, família, comunicação, trabalho, perspectiva de futuro, planejamento, entre outros. Terminada essa fase, o projeto segue com a oferta de cursos profissionalizantes.
Fonte: Ministério Público MT – MT