Terá início na próxima segunda-feira (17 de abril) a segunda etapa do Curso de Formação de Formadores (FOFO) – nível 1, ofertado pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT).
Segundo explica a assessora pedagógica da Esmagis-MT, Vânia Cristhina Maciel Ribeiro, essa etapa é estruturada em um módulo de 40 horas, desenvolvida na modalidade de Educação a Distância (EaD), e busca a sedimentação da base teórica e a sua aplicação. O prazo de realização da nova etapa, inicialmente previsto para 10 de abril a 10 de maio, foi prorrogado para 17 de abril a 15 de maio.
O curso é norteado e organizado com componentes curriculares destinados à formação do magistrado docente/formador, nível inicial. A estrutura curricular aborda os seguintes temas: docência no contexto da magistratura; especificidades do ensino e da aprendizagem; as diretrizes pedagógicas da Enfam e o processo de ensino orientado para o desenvolvimento de competências; análise do trabalho docente a partir de princípios pedagógicos; o planejamento da aula – organização do trabalho pedagógico e aplicação de metodologias ativas; referências que orientam a organização do trabalho educativo no contexto da magistratura; o processo educativo visando o desenvolvimento de competências; a organização do processo educativo: a intencionalidade, o acompanhamento e a avaliação da aprendizagem (objetivos/avaliação); organização do trabalho educativo a partir do planejamento de ensino; a organização dos conteúdos e do processo de ensino (conteúdo/metodologia); e características da formação profissional continuada do docente no contexto da magistratura.
Ao todo, o Fofo é composto por três etapas, sendo que a primeira, semipresencial, foi realizada em março. Já a terceira etapa será realizada na modalidade presencial, com 16 horas/aula, em maio.
Participam da capacitação os seguintes magistrados(as): Alethea Assunção Santos, Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa, Angela Regina Gama da Silveira Gutierres Gimenez, Antônio Fábio da Silva Marquezini, Antonio Horácio da Silva Neto, Cássio Leite de Barros Netto, Conrado Machado Simão, Daniel Campos Silva de Siqueira, Elmo Lamoia de Moraes, Fernanda Mayumi Kobayashi, Fernando Kendi Ishikawa, Lawrence Pereira Midon, Leilamar Aparecida Rodrigues, Lorena Amaral Malhado, Luciene Kelly Marciano Roos, Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro, Mário Roberto Kono de Oliveira, Marina Dantas Pereira, Pedro Antonio Mattos Schmidt, Raiane Santos Arteman, Renata do Carmo Evaristo Parreira e Victor Lima Pinto Coelho.
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: brasão da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso, quadrada, colorida em verde e dourado. Contém os textos: Esmagis-MT, desde 13.06.1985.
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)