O Poder Judiciário de Mato Grosso realizou na tarde de quarta-feira (29 de março) uma reunião ampliada para discutir a criação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar no município de Juara.
O evento promovido no Tribunal do Júri do Fórum de Juara foi concretizado sob a coordenação do juiz da 3ª Vara Criminal da Comarca, Fabio Alves Cardoso.
O magistrado afirma que foi muito produtiva a reunião e que certamente em um futuro breve a Comarca colherá bons frutos. “Só tenho a agradecer pela visita da equipe da Cemulher em nossa Comarca, para tratar da instalação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, pois a questão é preocupante, as estatísticas falam por si e apontam para a gravidade do problema.”
De acordo com o juiz da 3ª Vara Criminal, já existe uma estrutura direcionada ao atendimento e acolhimento às vítimas, mas é necessário evoluir e formalizar procedimentos. “É fundamental que cada ator da rede tenha sua atuação bem definida. Praticamente todos os integrantes dos órgãos públicos e sociedade civil organizada local compareceram e manifestaram apoio e comprometimento com a iniciativa.”
A assessora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar no âmbito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Cemulher-MT), Ana Emília Brasil Sotero, conversou com os presentes e compartilhou informações sobre as funções e a relevância da criação da Rede, assim como as instituições e atores que a compõe.
“Foi extremamente importante, já estamos construindo a possibilidade de instalar a Rede no município durante o mês de agosto, na campanha Agosto Lilás, de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher”, pontua a assessora.
O encontro contou com a participação do prefeito municipal, Carlos Sirena, da primeira-dama e secretária de Saúde de Juara, Silvia Sirena, da secretária de Assistência Social do município, Creusa Cristina Carvalho da Mota, representantes da Secretaria de Educação, das forças de Segurança Pública (Polícia Civil e Militar), da Patrulha Maria da Penha, da Câmara Municipal e da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB/MT) – Subseção Juara.
Rede de Enfrentamento na região – Na manhã de quinta-feira (30 de março) foi assinado o Termo de Cooperação Técnica para instalação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar no município de Juína.
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: participantes do evento reunidos e posando para foto. Eles estão de pé, sorrindo para a câmera. Segunda imagem: assessora da Cemulher, Ana Emília Brasil Sotero, conversando com participantes da reunião.
Marco Cappelletti/ Fotos: Equipe Cemulher/MT
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br