Novas árvores vão gerar frutos, sombras e outros benefícios urbanos na Avenida Coronel Escolástico, no bairro Bandeirantes, região central de Cuiabá. Isso porque no sábado (18 de março) o projeto Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, plantou diversas árvores em parceria com a escola de filosofia Nova Acrópole.
Antes do plantio, a engenheira florestal do Verde Novo, Rosiani Carnaíba, deu uma palestra aos alunos da Nova Acrópole sobre a arborização urbana. Ela tirou várias dúvidas do grupo sobre espécies adequadas para serem plantadas em Cuiabá, características do bioma, benefícios das árvores, funções naturais, dentre outros aspectos.
Para o professor e voluntário da Nova Acrópole Vinicius Negrão, a iniciativa foi muito boa, por trazer novos conhecimentos aos alunos e por demonstrar que o Poder Judiciário está conectado com a realidade social, para além da prestação jurisdicional.
“Achei muito legal. O xis da questão nessas ações não é só fazermos, mas saber como fazer e como dar continuidade. Achei muito bom, até porque o Judiciário não pode se desconectar da cidadania e está usando sua equipe técnica para fazer boas ações para a cidade. Serve de referência para outros poderes”, considera.
A Nova Acrópole é uma organização internacional voluntária, sem fins lucrativos, dedicada à educação através da filosofia, com o propósito de desenvolver valores humanos por meio do estudo de correntes filosóficas e pensadores do ocidente e do oriente.
O voluntariado é um dos aspectos trabalhados com os alunos da Nova Acrópole, voltado para si mesmo e para a coletividade. Conforme pontua a secretária de relações institucionais Caroline Brito, “dentro da proposta da Nova Acrópole, nossa ideia é viver uma filosofia à maneira clássica, que significa viver as ideias principais de virtude, de desenvolvimento humano e o voluntariado é uma dessas ferramentas. O voluntariado é uma ação por vontade, algo que você não é obrigado a fazer, mas você faz porque entende que é isso bom para você e para todo mundo. Se todos forem abrindo a cabeça para esse tipo de serviço voluntário, vai fazer bem a si e a toda a comunidade”.
As árvores foram plantadas próximas à sede da Nova Acrópole, de modo que os alunos se comprometeram a cuidar da manutenção e preservação delas conforme forem crescendo.
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: foto horizontal colorida da palestra. Em uma sala com paredes e cadeiras brancas, Rosiani está à frente ao lado de uma projeção digital falando ao público, que ouve atentamente sentado.
Segunda imagem: foto horizontal colorida dos entrevistados Vinicius Negrão e Caroline Brito agachados plantando uma árvore com a ajuda da engenheira Rosiani. Todos estão ao redor do berço mexendo na terra.
Terceira imagem: foto horizontal colorida de uma voluntária plantando uma árvore no gramado ao lado da Avenida Coronel Escolástico, onde passam carros e uma moto.
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT