O Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis participou na última segunda-feira (13), juntamente com os representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Prefeitura de Rondonópolis, da primeira reunião de organização da 4ª edição do Mutirão Rural no município. O evento já tem data e local definidos, ocorrerá no dia 15 de abril, no Assentamento Chico Mendes, próximo a MT 130, nas dependências da Escola Municipal Rural 14 de Agosto.
O supervisor regional do Senar Mato Grosso, Eduardo Pio, explica que o formato desta 4ª edição do mutirão rural seguirá a dinâmica dos eventos em anos anteriores, com a oferta gratuita de vários serviços na área de saúde, educação financeira, palestras, consultoria e de beleza. “Nós do Senar convidamos a todos da comunidade do Chico Mendes e região para participarem conosco do Mutirão Rural em parceria com a prefeitura de Rondonópolis e Sindicato Rural, onde estaremos oferecendo mais de 30 serviços de forma gratuita, com uma gama de exames médicos e oftalmológico, na área de cidadania com diversos serviços de segunda vias e certidões, além de cuidados com a beleza. Então reforçamos no dia 15 de abril, na Escola 14 de Agosto, esperamos todos e convide seu vizinho para esta importante ação”, disse.
A gerente sindical, Fabrizia Hinrichsen, que representou o Sindicato Rural de Rondonópolis, destaca que o pequeno produtor rural tem poucas oportunidades de vir à cidade, para resolver situações corriqueiras de sua propriedade ou até pessoais, por isso, a importância de se levar este tipo de ação a estas comunidades rurais. “O fato de ter estes serviços pertinho de casa ajuda muito o produtor e sua família, nós sabemos que a lida ali não é fácil das cinco da manhã até a noite, e não tem muito tempo para sair e organizar uma cópia de documento ou uma segunda via, ou até agendar uma ida ao médico. Então levar este tipo de ação até o produtor rural, nós entendemos como muito importante, desta forma pedimos que todos da região se organizem antecipadamente, para o que for necessário, como uma ida no oftalmologista ou uma revisão com o dentista ou até mesmo um corte de cabelo, nós vamos estar lá oferecendo isso e muito mais como palestras e consultorias também muito importantes”, explicou.
Uma segunda reunião está marcada para a finalização das ações no dia 14 de abril, com o fechamento da programação, avaliação da estrutura da unidade escolar e lista final de serviços disponibilizados para esta 4ª edição do Mutirão Rural.