O idoso João Carlos Becker, de 60 anos, que atirou em um cachorro na cidade de Itaúba (600 km de Cuiabá) na tarde desta sexta-feira (10) já está em liberdade. Ele foi ouvido e liberado após prestar esclarecimentos. Conforme a defesa do suspeito, o animal passa bem.
A motivação do crime, conforme a Polícia Civil, teria sido porque o cão havia pego algumas galinhas do local onde João Carlos trabalhava, em uma zona rural da cidade. Foram os próprios trabalhadores que encontraram o cão ferido nas intermediações da fazenda e o levaram a uma clínica veterinária em Sinop.
Conforme a defesa do suspeito, feita pelo advogado Marcos Vinicius Borges, o animal passa bem e João Carlos irá arcar com todas as despesas médicas. “Embora reprovável a atitude do suspeito, vale citar que a prisão e medida extrema ao presente caso não justifica a última rattio. Cabe ressaltar que a família do acusado já tomou as providências e estão tratando do animal”, disse a defesa ao FOLHAMAX.
Com o idoso foram apreendidas duas armas de fogo, ambas sem registro, uma calibre 20, que estava na casa dele e uma sendo uma espingarda, que foi usada para atirar no animal.
MAUS-TRATOS – O crime de maus-tratos tem como pena desde multa de um a 40 salários mínimos por animal, até a prisão em casos extremos. Na esfera penal, o crime é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada em de ⅓ a ⅙.
Fonte: Folha Max