A secretária adjunta interina de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, Valquíria Souza, destaca que as atividades integram a programação alusiva ao Mês do Consumidor, comemorado em março. “O Procon vai continuar promovendo atividades de Educação para o Consumo nas aldeias de Mato Grosso, pois é uma preocupação da primeira-dama, Virginia Mendes, de preparar melhor os indígenas para que não sejam prejudicados nas relações de consumo. É cada vez mais comum o acesso da população indígena aos serviços de cartão e aplicativo de banco, a operações como empréstimo e compra com cartão de débito, e o Procon tem como orientá-la de forma correta para que tenham seus direitos respeitados nas relações de consumo”, salienta Valquíria.
Os indígenas receberam do Procon Estadual cartilhas educativas sobre direitos do consumidor e mochilas e estojos com material escolar para as crianças, pela LBV.
Para Maurel, ações de educação para o consumo direcionadas aos alunos indígenas são extremamente importantes, pois levam noções básicas de cidadania e alertam sobre os direitos e obrigações dos consumidores. “A criança assimila a informação com rapidez e se transforma em um multiplicador junto à comunidade”, salienta.
“A participação dos professores e da coordenação da escola indígena também é essencial, visto que eles trabalham em sala de aula com as cartilhas do Procon. Isso faz com que a assimilação das informações seja ainda mais eficaz”, pontua o servidor do Procon-MT.
Educação para o consumo
O projeto de ‘Educação para o Consumo’ desenvolvido pelo Procon-MT tem o objetivo de levar conhecimento aos consumidores e prepará-los para tomar decisões conscientes no seu dia a dia, nas contratações de serviços ou na aquisição de bens.
Para solicitar palestras do Procon, os interessados devem entrar em contato com a Coordenação de Relacionamento com os Municípios e Educação para o Consumo, pelo e-mail: procon.educacaoparaconsumo@setasc.mt.gov.br.
Fonte: GOV MT